Concelho de Porto de Mós vai receber ação de fiscalização

Concelho de Porto de Mós vai receber ação de fiscalização

Categoria Ambiente, Florestas

O Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) e com o apoio do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), irá realizar esta quinta-feira, dia 20 de abril, ações de fiscalização nas freguesias do concelho de Porto de Mós.

Na sequência das ações realizadas pela GNR, constatou-se que muitos terrenos continuam a carecer de limpeza, de forma a salvaguardar a manutenção das faixas de gestão de combustíveis e assim contribuir para a redução do elevado número de incêndios florestais. A falta de manutenção das faixas de gestão de combustíveis (limpeza dos terrenos) constitui uma infração do foro contraordenacional e os seus responsáveis incorrem em coimas entre os 140 euros aos cinco mil euros, no caso de pessoa singular, e de 800 euros a 60 mil euros, para pessoas coletivas.

prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes. Sendo que, uma correta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio.