Conferência Internacional APEEN 2021 discute Transição Energética e Sustentabilidade

Conferência Internacional APEEN 2021 discute Transição Energética e Sustentabilidade

Categoria Advisor, Agenda

A 5ª Conferência Anual da Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN 2021) é dedicada à Transição Energética e Sustentabilidade. Vai ter um formato 100% virtual, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2021.

As alterações climáticas e a sustentabilidade estão a desafiar os sistemas energéticos a atingir novos níveis de inovação, tanto em termos tecnológicos, como de regulação, de valores sociais, entre outros. A APEEN 2021 pretende unir cientistas de renome, investigadores e inovadores empresariais e sociais, num contexto interdisciplinar de partilha e discussão das experiências mais recentes, resultados de investigação e ideias inovadoras nos diferentes tópicos dentro das Transições Energéticas e Sustentabilidade.

Vão ser apresentados mais de 45 artigos científicos e posters, de autores de 10 países, cobrindo uma diversidade de temas como energia nas cidades, mercados de eletricidade, mobilidade limpa, comunidades de energia, economia da energia, inovação e gestão da procura.

A conferência contará com John Drexhage como orador convidado, consultor na área das alterações climáticas e desenvolvimento sustentável, e autor principal do relatório do Banco Mundial “Minerals and Metals to Meet the Needs of a Low-Carbon Economy”. Contará também com o debate “Transição Energética em Portugal: como valorizar a inovação técnica e social?”, moderado por Jorge Vasconcelos, que juntará decisores políticos, empresas e cientistas, e permitirá explorar os mecanismos e opções que Portugal poderá adotar para que a transição energética seja um motor da competitividade da economia Portuguesa.

A APEEN 2021 é organizada pelo CENSE – Centre for Environmental and Sustainability Research da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, contando com os patrocínios da EDP, da GALP e do jornal Público, e com o apoio da ADENE – Agência para a Energia, da APREN – Associação de Energias Renováveis, do BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, e das revistas de especialidade Indústria e Ambiente, Edifícios e Energia e Smart Cities.

Aceda ao programa completo e registe-se em: https://apeen2021.cense.fct.unl.pt/