Conferência internacional debate os direitos dos consumidores face aos desafios ambientais

Conferência internacional debate os direitos dos consumidores face aos desafios ambientais

Categoria Advisor, Agenda

A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e a BEUC – Organização Europeia dos Consumidores estão a organizar, para dia 12 de outubro, a ter lugar no Centro de Congressos da Alfandega do Porto, uma conferência internacional com o tema “Consumidores e Justiça Ambiental: Soluções Práticas para Consumidores em Dificuldades”.

Os consumidores também enfrentam os desafios ambientais: as alterações climáticas, a escassez de recursos, contaminações com emissões poluentes. Quais são os nossos direitos? Que futuro defendemos?A conferência divide-se em quatro sessões de debate, para responder a estes desafios ambientais.

Em comunicado, a DECO defende: “Pretendemos que esta conferência seja um momento privilegiado de reflexão e debate sobre a relação entre a Justiça Ambiental e a Defesa do Consumidor e que também sirva para refletir sobre o papel que as associações de consumidores podem e devem desempenhar nesta crise ambiental, sem esquecer o papel de outros atores de natureza pública ou privada.”

A sessão de abertura contará com a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes. Alguns dos especialistas, nacionais e internacionais, a estar presentes para refletir uma nova política para a justiça ambiental são: Majora Carter, estratega norte-americana em revitalização urbana e reconhecida defensora da Justiça Ambiental; Luisa Schmidt, investigadora na área da Sociologia do Ambiente e da Comunicação e fundadora do OBSERVA – Observatório de Ambiente, Sociedade e Opinião Pública; Jouni Nissinen, presidente da Organização Europeia do Ambiente, e Orjan Brinkman, presidente da BEUC.

Consulte o programa completo e registe-se aqui.