Conferência sobre Agricultura Sintrópica em Mértola

A Câmra Municipal de Mértola informa que nos dias 15  e 16 de novembro, no Cine-teatro Marques Duque, em Mértola vai decorrer a Conferência sobre Agricultura Sintrópica.

Com 40 anos de experiência em territórios de semiárido e áreas de forte implementação do agronegócio no Brasil, Ernst Götsch vai marcar presença nesta Conferência. Durante os dois dias, o mentor deste sistema de cultivo “apresenta um conjunto de experiências de agricultura sintrópica em contexto mediterrânico”, por forma a testar a adaptabilidade do modelo e o seu contributo para a regeneração de áreas agrícolas de baixa produtividade e de elevada vulnerabilidade a problemas de erosão de solos, fraca precipitação, alterações climáticas e risco de desertificação. Um dos locais de experimentação desta prática agroecológica será o território de Mértola, que se associa a outras experiências-piloto a decorrer já em Portugal (Herdade do Freixo do Meio), Espanha e França.

O Munícipio de Mértola refere que a Conferncia Agricultura Sintrópica com Ernst Götsch revela-se “uma oportunidade única de conhecer uma prática agrecológica de sucesso, que tem vindo a recolher simpatizantes e aderentes um pouco por todo o mundo”.

Em complemento à Conferência serão ainda promovidas duas Conversas/Debate:

  • Dia 15, dedicada à temática da “Comunicação e Responsabilidade Ecológica” com Edmara Barbosa, autora de diversas novelas da Globo, entre as quais o grande sucesso de 2016/17 “Velho Chico” que abordou a temática da agricultura sintrópica;
  • Dia 16, dedicada à temática da aplicação de princípios de sustentabilidade na agricultura de grande escala que conta com contributos de Ernst Götsch (Brasil), Alfredo Sendim (Portugal), Bertrand Aubery (Martinica), M. Vitória e Daniel Fröbe (Brasil). A Conferência integra ainda um momento de performance artística “Arte em Transição” e a atividade À Noite no Mercado dedicada à temática do combate ao desperdício alimentar.

Esta Conferência resulta de uma organização conjunta da Life in Syntropy, da Agenda Ernst Götsch, da Associação de Empresários do Vale do Guadiana e da Câmara Municipal de Mértola