O Politécnico de Setúbal (IPS) prepara-se para receber, entre os dias 2 e 4 de julho, a segunda edição da International Conference on Resilience and Sustainable Regions (ICRSR), um evento que reunirá investigadores, profissionais, estudantes e decisores de mais de 15 países para um debate alargado sobre estratégias de desenvolvimento sustentável e resiliência territorial.
A iniciativa propõe-se a explorar temas como economia circular, inovação, inteligência artificial aplicada ao ambiente, governança regional, empreendedorismo sustentável e responsabilidade organizacional.
A organização está a cargo do IPS, em parceria com a aliança universitária europeia E³UDRES² e com outras redes internacionais, como a Businet e a International Business Week.
O programa de três dias inclui sessões plenárias, comunicações científicas, workshops temáticos e momentos de networking, destacando dois palestrantes principais: Pedro Matos Soares, investigador sénior na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, abordará o papel da modelação climática e da inteligência artificial na construção de um planeta resiliente, no contexto das alterações climáticas; e Antje Disterheft, investigadora do CENSE – Center for Environmental and Sustainability Research, da Universidade Nova de Lisboa, propõe uma reflexão sobre como as instituições de Ensino Superior podem ser agentes ativos na transição para a sustentabilidade, através de novas formas de colaboração, co-criação e aprendizagem transformadora.
A conferência contempla ainda uma mesa-redonda sobre “Resiliência e Sustentabilidade na Indústria em Setúbal”, com intervenções de representantes da Navigator, Secil, Lisnave, Autoeuropa e Casa Ermelinda Freitas.
As inscrições para esta conferências estão abertas até esta segunda-feira, 16 de junho.