Conhecidas as startups vencedoras do PRIO Jump Start

São já conhecidas as três startups vencedoras do programa de aceleração promovido pela PRIO, em parceria com a consultora de inovação imatch, escolhidas de um total de 99 candidaturas, oriundas de 20 países: a Pavnext e a Tram Grid, portuguesas, e a Macco Robotics, espanhola.

As vencedoras foram selecionadas de um grupo de 10 finalistas que foram acompanhadas por mentores PRIO desde o bootcamp dos dias 14 e 15 de junho até à final da passada sexta-feira, dia 6 de julho, onde apresentaram os seus projetos e propostas de sinergia com a PRIO a toda a administração e responsáveis pelas várias áreas de negócio da empresa.

Duas das startups vencedoras são portuguesas e uma é espanhola, e foram escolhidas com base nas propostas de valor apresentadas na final, que resultaram do trabalho desenvolvido ao longo das últimas semanas. Os vencedores terão agora acesso a realizar um projeto piloto com a PRIO de valor base mínimo de 10 mil euros e apoio à implementação por parte de especialistas PRIO e da NOVA SBE.

Para além destes prémios, as primeiras cinco classificadas tiveram acesso a uma experiência verdadeiramente desafiante: voar num avião de acrobacias — Pitts Special S-2B, com o Comandante Luís Garção e controlar o avião durante um loop aéreo. O autor do melhor loop garante o acesso da sua startup a um alfa-stand no Web Summit ou a 2500€ para promoção da sua startup em associação com a PRIO. As três grandes vencedoras são:

Pavnext: Startup portuguesa com solução inovadora de pavimento inteligente que conjuga a segurança rodoviária e eficiência energética. O pavimento desenvolvido e patenteado por esta startup permite captar a energia cinética de carros e pessoas e transformá-la em energia que pode ser usada em todo o tipo de aplicações. Para além disso, permite a monitorização de dados de tráfego e energia gerada e consumida em tempo real.

Tram Grid: Startup portuguesa que desenvolveu um carregador rápido de veículos elétricos que utiliza a corrente disponível nas redes catenárias dos elétricos para alimentar o carregamento dos veículos.

Macco Robotics: Startup espanhola que desenvolve soluções de robótica avançada e especializada na interação com humanos para as áreas de retalho, restauração, saúde e lazer. Estão sediados em Sevilha e têm delegações em Madrid, Barcelona, Londres e Dubai.

A portuguesa Visor.ai e a alemã EcoG ficaram no Top 5 e juntaram-se às três vencedoras no desafio do voo acrobático. A visor.ao conjuga chatbots e inteligência artificial para automatizar interações e a EcoG desenvolveu uma plataforma para carregadores de veículos elétricos, funcionando como o “android para pontos de carregamento”.

PRIO Top Ideias 

O programa PRIO Jump Start desenrolou-se em paralelo com o PRIO Top Ideias, um concurso de ideias direcionado para os colaboradores da PRIO, que aconteceu este ano pela primeira vez e que visa promover a cultura de inovação interna. Ambos os programas contaram com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo nas suas diferentes fases.

Para Cristina Borges Correia, diretora de Inovação da PRIO: “O PRIO Jump Start traduz a nossa forma aberta de encarar a inovação, procurando trazer para dentro da organização soluções inovadoras provenientes de agentes naturais de inovação, as startups. Nesta edição, focámos-nos em áreas chave para a nossa organização, de forma a garantir que tínhamos as startups certas a trabalhar connosco. De forma complementar, o PRIO Top Ideias teve como principal objetivo manter o espírito de startup que nos caracteriza desde a nossa génese.”

Como balanço global dos últimos meses, Cristina Borges Correia partilha ainda que foram “meses muito intensos, com muito envolvimento e dedicação, tanto por parte das startups concorrentes, como dos nossos colegas”. “A inovação está no nosso ADN e estes dois projetos são uma confirmação desta nossa forma de trabalhar. A nossa visão é a de alimentar boas ideias, explorar novos horizontes e fazer inovação em conjunto com colegas e parceiros, que nos ajudam a manter o espírito irreverente de fazer as coisas de forma diferente.”

Paulo Dias, da imatch, sublinha que: “São organizações como a PRIO, empenhadas em manter-se inovadoras e disruptivas, que fazem de Portugal um país de referência na área da inovação e do empreendedorismo. E, para a imatch, é um privilégio pôr em prática a nossa metodologia de creative collaboration em projetos tão desafiantes como o Jump Start e o Top Ideias.

A abertura que a PRIO mostrou, desde o início, para criar sinergias entre o programa de inovação interna e externa traduziu-se num maior valor acrescentado para todas as equipas participantes. Na imatch, acreditamos que juntos vamos mais longe e não temos dúvidas que em empresas com o mindset como o da PRIO, esta premissa leva-se à prática e traduz-se em excelentes resultados”, conclui.