Conselho Mundial da Água apresenta relatório de Roteiros de Implementação

Conselho Mundial da Água apresenta relatório de Roteiros de Implementação

Categoria Águas, Ambiente

Sem água não existe vida, alimentos ou desenvolvimento. À luz deste facto, o Conselho Mundial da Água, em conjunto com o Fórum da Água da Coreia e o Ministério do Território, Infraestrutura e Transportes da República da Coreia, publicou “Synthesis Report on Implementation Roadmaps”, que ajuda a monitorar a evolução registada entre os triénios que decorrem entre cada Fórum Mundial da Água. Estes Roteiros de Implementação fornecem o enquadramento para ajudar a alcançar a segurança hídrica para as gerações futuras através de três objetivos principais: garantir a continuidade entre os Fóruns Mundiais da Água, catalisar a ação coletiva e contribuir para processos globais. Cada relatório tem como objetivo salvaguardar o futuro da água com especial enfoque no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS6) das Nações Unidas.

“Dentro do espírito de cooperação que o Fórum Mundial da Água representa, o pensamento colaborativo é fundamental para evoluir face aos problemas relacionados com a água. Examinamos o problema, vislumbramos um futuro melhor e decidimos agir em conjunto, numa determinada direção. Através desta iniciativa, abordamos como partilhar coletivamente responsabilidades e ações, com plena consciência sobre a forma como a água nos liga”, explica o presidente do Fórum Mundial da Água, Benedito Braga.

Desde o início dos Roteiros de Implementação em 2015, foram realizados muitos dos objetivos e ações delineados nos quadros internacionais. A evolução tem sido consistente e, dentro dos 16temas desta edição, existem 336 áreas principais e 97 objetivos com elevada taxa de conclusão. Os Roteiros de Implementação representam a forte determinação do Conselho Mundial da Água e da comunidade mundial da água no geral e o seu empenho em acompanhar continuamente a evolução e fomentar a ação em assuntos relacionados com a água em todo o mundo. Este relatório foi desenvolvido em conjunto por dezanove organizações, revelando perspetivas e aprendizagens ao longo dos 16temas.

Um tema em especial, que atingiu (e em certos aspetos superou) os objetivos previstos, foi a implementação inteligente da GIRH (IWRM sigla em inglês) – ou Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) – globalmente a todos os níveis como um meio para atingir a segurança e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2030. Além da análise regular através do Relatório Síntese sobre os Roteiros de implementação, o Grupo de Trabalho de IWRM preparou um relatório específico Revitalising IWRM for the 2030 Agenda. Esta publicação baseia-se nas conquistas das últimas décadas e destaca a necessidade dos tomadores de decisão na área dos recursos hídricos revitalizarem as decisões políticas sobre GIRH e repensar a estratégia. Este esforço para melhorar a gestão hídrica e apresentar mensagens mais fortes sobre como ligar pragmaticamente a água entre os setores e através de ODS é essencial, pois nenhum local na Terra é imune às mudanças e variabilidade climática, de modo a gerir melhor recursos limitados em todos as utilizações e face a múltiplas pressões, como mudanças climáticas ou crescimento populacional

O relatório síntese Roteiros de Implementação também pretende contribuir para o próximo Fórum Político de Alto Nível a decorrer em Nova Iorque em no próximo mês de julho e a revisão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo ODS6. O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável irá reunir governos e irá servir para avaliar a evolução em diversos ODS, incluindo o ODS6.

O 8º Fórum Mundial da Água representa um ponto de encontro internacional para a discussão de problemas relacionados com a água e para encontrar soluções para as questões hídricas mais urgentes do mundo, incluindo os fluxos de financiamento para o saneamento urbano. O Fórum Mundial da Água, a decorrer a capital brasileira, Brasília, tem o abrangente tema “Partilhando Água”, à luz do papel deste recurso na união de comunidades e na destruição de barreiras. O Conselho Mundial da Água convida todas as pessoas, de todos os lugares do planeta, para o maior evento relacionado à água do mundo, que reunirá chefes de estado, ministros, decisores de alto nível, peritos em água da sociedade civil e profissionais, autoridades locais e académicos. O Fórum Mundial da Água coloca a água firmemente no cerne do desenvolvimento global e convida cidadãos a garantir o futuro da água.