Construção das ETAR de Carreiras, Figueira e Barros, Valongo, Esperança e Alagoa vai avançar

Construção das ETAR de Carreiras, Figueira e Barros, Valongo, Esperança e Alagoa vai avançar

Categoria Águas, Ambiente

No dia 30 de outubro, na Câmara Municipal de Portalegre, teve lugar a cerimónia de assinatura do contrato da empreitada “Conceção-Construção das ETAR de Carreiras, Figueira e Barros, Valongo, Esperança e Alagoa”.

Esta empreitada, que representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, tem um prazo de execução de 545 dias e a sua concretização prevê a construção de quatro Estações de Tratamento de Águas Residuais nas povoações de Carreiras (Portalegre), Figueira e Barros e Valongo (Avis) e Esperança (Arronches). Será ainda intervencionada a ETAR de Alagoa (Portalegre), a qual beneficiará da construção de leitos de secagem.

As ETAR de Carreiras e Figueira e Barros terão por base um tratamento baseado em lamas ativadas com arejamento prolongado e tratarão um equivalente populacional de 550 e de 350 habitantes, respetivamente. As ETAR de Valongo e Esperança terão tratamento por intermédio de lagoas de macrófitas, precedidas de pré-tratamento, constituído por gradagem mecânica/ tamisagem e desarenamento, e tratamento primário por intermédio de uma fossa séptica com três compartimentos. Estas infraestruturas tratarão um equivalente populacional de 300 (Valongo) e 500 habitantes (Esperança). A intervenção prevista para a ETAR de Alagoa contempla a construção de leitos de secagem para desidratação de lamas.

Esta empreitada garantirá o tratamento adequado dos efluentes produzidos nas referidas povoações, conferindo aos efluentes tratados características compatíveis com o uso dos cursos de água onde se promoverão as descargas, cumprindo o tratamento apropriado previsto no DL. N.º 152/97, de 19 de junho, com as alterações publicadas posteriormente.

Importante sublinhar que esta empreitada contribuirá para a melhoria de vida das populações dos concelhos de Portalegre, Avis e Arronches.