Consumidores que utilizam o Poupa Energia estimam poupança anual de 70 mil euros com mudança de comercializador

Consumidores que utilizam o Poupa Energia estimam poupança anual de 70 mil euros com mudança de comercializador

O portal “Poupa Energia“, lançado em novembro de 2017, pela ADENE – Agência para a Energia, registou no primeiro trimestre de 2018 um total aproximado de 350 mil visualizações, número que se refletiu em cerca de 150 mil simulações e 830 pedidos de mudança de comercializador.

Os consumidores que visitam o “Poupa Energia” procuram ofertas de tarifários mais adequados ao seu perfil de consumo, sobretudo tarifários de eletricidade, em segundo lugar tarifários de gás natural e, por último, ofertas dual de eletricidade e gás natural. Os 830 pedidos de mudança de comercializador traduzem uma poupança estimada anual de cerca de 70 mil euros por ano para estes consumidores.

A maior parte das simulações realizadas são oriundas de consumidores particulares, quer por via de simulações simples e avançadas, mas também de empresas. A percentagem de simulações efetuadas nos primeiros três meses do ano mantém-se constante, embora as simulações simples representem cerca de 71% e as avançadas 29%. As simulações empresariais refletem 1,65%.

Atualmente a plataforma permite comparar ofertas de um total de 24 comercializadores em 260 tarifários de eletricidade, gás natural ou serviço combinado, no entanto a Galp Power, a Goldenergy e a Endesa representam os comercializadores com os tarifários mais procurados e 83% das adesões efetuadas neste trimestre.

O portal “Poupa Energia” está acessível desde 14 de novembro aos consumidores de gás natural e eletricidade, facultando toda a informação disponível sobre as ofertas dos comercializadores de eletricidade e gás natural disponíveis no mercado liberalizado, o que permite a cada consumidor particular e empresarial proceder de uma forma esclarecida à mudança de comercializador.

Visando servir um universo de 6.5 milhões de consumidores de eletricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, este portal disponibiliza ainda informação relevante sobre eficiência energética, possibilidade de pesquisa de perguntas frequentes e esclarecimentos e dúvidas.

Com o objetivo de chegar a todos os portugueses, o portal marca também presença na rede de espaços do cidadão gerida pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, contribuindo para que cidadãos com maior dificuldade na utilização das tecnologias de informação passem a ter apoio nos Espaços Cidadão para saber como mudar de comercializador e poupar na fatura de energia.