Conta da luz vai trazer data para dar as leituras

Conta da luz vai trazer data para dar as leituras

Categoria Ambiente, Energia

A conta da luz vai passar a ter uma data indicativa para os clientes comunicarem a leitura do contador. A medida – que surge de uma decisão do regulador de energia será obrigatória para todos os comercializadores de eletricidade do mercado regulado e liberado – permitirá que essa leitura apareça logo na fatura seguinte, diminuindo assim as estimativas.

“Com esta obrigação colocada aos comercializadores, os consumidores veem reforçados os meios para reduzirem o recurso a estimativas de consumo e poderem mais facilmente controlar os seus consumos de energia e os custos associados”, diz a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)num comunicado emitido por ocasião do Dia do Consumidor.

De acordo com o Jornal de Notícias, para já, a diretiva será apenas para as contas de eletricidade, mas “já está proposta também para o setor do gás natural”. A entidade liderada por Vítor Santos aproveitou ainda a efeméride para lançar um folheto informativo sobre aquilo que os consumidores devem dar mais atenção no mercado livre.