Contadores inteligentes reduzem perdas de água em Leiria

Contadores inteligentes reduzem perdas de água em Leiria

Categoria Águas, Ambiente

Um projeto piloto de Telemetria dos SMAS de Leiria já permitiu reduzir perdas reais de água em Leiria, na Zona de Medição e Controlo Beira Rio (zona piloto), de 42% para 10% em apenas 6 meses, anuncia a entidade.

De acordo com os SMAS de Leiria, o projeto arrancou em setembro de 2021 e visou a substituição de 800 contadores de água em 246 prédios, existentes nos 3 km de rede.

Ao apostar na Telemetria, os SMAS de Leiria contribuem ativamente no controlo eficaz das perdas de água. Em 2022 está, assim, prevista a expansão da Telemetria, com a instalação de mais cinco mil contadores inteligentes, com um investimento estimado que ascende aos 500 mil euros, refere a entidade.

O sistema de Telemetria (constituído por contadores inteligentes, que comunicam por rádio frequência) permite identificar as perdas (reais e aparentes) de água na rede. No que diz respeito às perdas aparentes, a substituição programada de contadores tradicionais por contadores inteligentes permite monitorizar consumos não autorizados e combater a ineficiência dos contadores e manipulação errada de dados. Por outro lado, relativamente às perdas reais este sistema permite identificar roturas o mais breve possível, o que contribui para a sua reparação atempada.