Contenur – I+D+i e desenho ao serviço da paisagem urbana

Contenur – I+D+i e desenho ao serviço da paisagem urbana

A CONTENUR é a empresa líder em soluções integrais de contentorização de resíduos para as cidades em Espanha e Portugal e um dos três principais players europeus do setor.

A CONTENUR é atualmente uma marca reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus produtos, pela sua capacidade de inovação tecnológica, pela sua alta competitividade industrial e pelos seus inovadores métodos de produção. Durante os seus mais de 32 anos de existência, a companhia desenvolveu uma poderosa marca nos seus setores de atuação graças à evolução e melhoria dos seus produtos, assim como ao seu completo e integral serviço de manutenção, assessoria e assistência para garantir a operacionalidade e condições de conservação dos seus produtos e instalações.

A CONTENUR baseia boa parte do seu crescimento na inovação e no design, no fabrico e manutenção de produtos de valor acrescentado que se adaptem a qualquer ambiente urbano, tanto pelos seus atrativos designs como pela sua utilidade. Além disso, a companhia conta com tecnologia própria para o fabrico das peças de injeção de plásticos maiores da Europa.

A contentorização para a recolha de resíduos é a principal área de atuação da CONTENUR. A empresa baseia o design dos seus produtos em múltiplos estudos destinados a conhecer quais são os materiais mais adequados e avançados da indústria e que beneficiam mais as exigências dos seus clientes. As suas diversas soluções de contentorização (carga lateral, carga traseira, carga vertical, contentores enterrados e o novo sistema de carga bilateral 2SIDE SYSTEM®) fomentam a limpeza, o respeito pelo meio ambiente e o desenvolvimento sustentável das cidades. Além disso a CONTENUR mantém uma firme aposta nas soluções de menor tamanho, como são as papeleiras.

Compromisso com o meio ambiente
Apesar de ser uma companhia com um marcado caráter industrial, para a CONTENUR o meio ambiente é uma parte imprescindível da sua estratégia de negócio. A empresa, cuja sede principal está radicada em Getafe (Madrid), aposta numa política tolerante com o ambiente e desenvolve uma estratégia de I+D+i que lhe permite utilizar os materiais adequados para o absoluto respeito pelo meio ambiente.

Desde o seu início, a CONTENUR implantou uma política de Qualidade e Meio Ambiente com objetivos e procedimentos exigentes, com um raio de ação que implica toda a companhia.

Assim, foi uma das primeiras empresas europeias a aplicar as normativas UNE-EN-ISO 9001 e UNE-EN-ISO 14001. A primeira para estabelecer os requisitos para os sistemas de gestão de qualidade para a satisfação dos clientes. A segunda é puramente de meio ambiente. Esta norma estabelece os requisitos necessários para que uma empresa desenvolva a sua atividade ao mesmo tempo que respeita requisitos legais para com o meio ambiente.

Em segundo lugar, a CONTENUR baseia o seu procedimento industrial numa tecnologia de fabricação não contaminante com baixas emissões de CO2 e materiais completamente recicláveis. Todas as matérias-primas usadas no processo de fabricação têm a característica de ser reutilizáveis em novos produtos sem que a qualidade final se veja prejudicada.

Em terceiro lugar, a CONTENUR acredita num consumo responsável. Quer dizer, o respeito ao meio ambiente não vem de um só uso de materiais nem derivados não contaminantes, senão que durante o processo industrial Contenur enfoca as suas políticas a um uso responsável e eficiente dos seus recursos energéticos (agua, eletricidade e combustível) com o objetivo, revisto mensalmente, de reduzir os impactos meio-ambientais da sua atividade industrial. Por isso, toda a energia consumida na zona de produção de Getafe é energia 100% renovável.

Os clientes como referência
A CONTENUR procura desenvolver os seus produtos junto aos seus clientes para compreender melhor as suas exigências e implanta-las de forma eficaz no processo de fabricação das suas soluções. A CONTENUR abarca na sua área de negócio empresas tanto do setor público como do setor privado.

Os seus estudos partem de uma análise pormenorizada, que determina o volume de resíduos por zonas, com o objetivo de definir a quantidade e o tipo de contentor ou papeleira a implantar e desenvolver rotas de manutenção e lavagem.

Este artigo foi publicado na Edição 77 da Ambiente Magazine. Texto da responsabilidade da Contenur.