Continente acaba com tampas de plástico nos iogurtes líquidos

O Continente é o primeiro retalhista a eliminar as tampas de plástico dos iogurtes líquidos de marca própria, para garantir a diminuição de plástico e evitar que estas cheguem à natureza, em particular aos ecossistemas marinhos, onde são uma das principais causas de poluição, mas também de mortes de animais por ingestão.

As tampas de plástico estão no topo do desperdício plástico recolhido nas limpezas de praias porque, devido ao seu tamanho e peso, não passam na fase de triagem dos resíduos e são desviadas dos sistemas de gestão de resíduos.

Esta alteração vai permitir poupar cerca de 100 toneladas de plástico por ano, reduzindo em 15% a quantidade deste material nos cerca de 69 milhões de frascos de iogurte líquido vendidos anualmente.

Além da eliminação das tampas, os iogurtes da marca Continente vão sofrer uma outra alteração na sua embalagem: o rótulo deixará de indicar a data de validade sob a descrição “Consumir até” para “Consumir de preferência antes de”, sensibilizando o consumidor para o combate ao desperdício alimentar.

Em 2022, o retalhista atingiu uma taxa de reciclabilidade das suas embalagens de plástico de 80%, representando um crescimento de 5,3% face a 2021, e a incorporação de 14,1% de matéria-prima reciclada (+2% face a 2021).

Adicionalmente, a marca criou um manual de eco-design, para garantir o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis e recicláveis para os seus produtos.