Continente Matosinhos e Colombo apostam no refill de detergentes, alimentos secos e alimentação animal

“Refill Spot by Continente” é um novo espaço, inaugurado nas lojas Continente, com venda a granel automatizada e em regime de self-service, que permite aos clientes reutilizar embalagens na compra de um conjunto de produtos, (detergentes, alimentos secos e alimentação para cão e gato) e promover a poupança e a circularidade das embalagens.

Esta iniciativa possibilita testar em ambiente real e em escala, uma abordagem complementar às embalagens de uso único. Tendo impactos muito significativos em toda a cadeia de valor, dos produtores aos consumidores, esta ação permitirá avaliar adequadamente os impactos económicos, ambientais e operacionais deste novo modelo de comercialização de alguns produtos, pode ler-se num comunicado.

O Continente Matosinhos e o Continente Colombo foram as lojas escolhidas para a realização deste piloto, ficando os equipamentos de refill localizados junto às áreas das respetivas categorias dos produtos vendidos a granel, num ambiente conveniente, inovador e de fácil acesso.

Segundo o comunicado, divulgado pelo retalhista, o refill de detergentes está disponível em seis referências de produtos ecológicos e biodegradáveis, alguns dos quais com certificação Ecolabel, da marca Greendet: “detergentes e amaciador de roupa, lava tudo, multiusos WC e detergente de louça manual”. Nesta estação de refill, “o cliente pode trazer a sua própria embalagem, pagando apenas a quantidade do produto que pretende comprar” e, ainda, “adquirir em loja, embalagens de 1L, 100% recicláveis e reutilizá-las em reenchimentos futuros”, explica o Continente.

O refill de alimentos baseia-se numa solução desenvolvida pela empresa de tecnologia MIWA, que assegura o controlo e rastreabilidade do produto ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Nos equipamentos estão disponíveis produtos das categorias de Frutos Secos, Bio e Alimentação PET da marca Continente. Estes produtos podem ser dispensados para “Smart Cups”, em embalagens reutilizáveis, dotadas de uma etiqueta NFC que comunica com o dispensador e acomoda informações sobre a embalagem e o produto que é adquirido. Existem três capacidades de “Smart Cups” – 350 ml, 750 ml e 1.000 ml. Os clientes podem também trazer as suas próprias embalagens, lê-se no mesmo comunicado.

Para Ricardo Santos, diretor do Continente de Matosinhos, “o´Refill Spot by Continente` é uma oportunidade para testarmos os modelos operativos associados a um processo circular das embalagens primárias e secundárias, ao mesmo tempo que asseguramos uma experiência de compra conveniente e ágil”.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do plano de ações desenvolvido pela Sonae MC aquando da subscrição do New Plastics Economy Global Commitment, da Fundação Ellen MacArthur.