Coopérnico apoia candidaturas portuguesas a Fundo Europeu para Comunidades de Energia

A Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, está a apoiar cidadãos e organizações nacionais a candidatarem-se ao Fundo Europeu para as Comunidades de Energia (Energy Communities Facility), que vai distribuir 3 milhões de euros por 73 novas iniciativas de energia comunitária em toda a Europa.

O fundo, financiado pelo programa LIFE da União Europeia, que apoia projetos de sustentabilidade e ação climática em toda a Europa, tem candidaturas abertas até 30 de setembro e atribui 45 mil euros por projeto, para além de apoio técnico, capacitação e acesso a uma rede europeia de especialistas. O financiamento deve ser aplicado no desenvolvimento de planos de negócio robustos, garantindo a criação e implementação de soluções de produção e consumo local de energia renovável.

A Coopérnico, enquanto entidade parceira da União Europeia e especialista nacional do programa, está a dinamizar e a prestar apoio direto às candidaturas, com informação, esclarecimentos e acompanhamento técnico.

“Este Fundo é uma oportunidade única para que cidadãos e organizações locais possam dar o primeiro passo na criação de comunidades de energia em Portugal, num momento em que o país e a Europa precisam de alternativas mais sustentáveis e democráticas”, afirma Ana Rita Antunes, Diretora Executiva da Coopérnico.

Para apoiar os cidadãos e organizações interessados, a Coopérnico promove no próximo dia 28 de agosto uma sessão informativa online. O objetivo é esclarecer dúvidas e apresentar exemplos práticos de como o financiamento pode ser aplicado em associações, cooperativas e municípios que queiram criar a sua própria Comunidade de Energia Renovável. Durante a sessão serão abordados os seguintes pontos: O que é o ENERCOM Facility e quais os tipos de projetos que financia; Porque é que a sua Comunidade de Energia deve candidatar-se; Quando e como apresentar a candidatura.