Coopérnico financia projeto de energia solar em Tavira

Coopérnico financia projeto de energia solar em Tavira

Categoria Ambiente, Energia

A Coopérnico – Cooperativa de Energias Renováveis – lançou, esta terça-feira, uma campanha para o financiamento de uma nova central fotovoltaica em Tavira,

A cooperativa que promove o consumo de energia sustentável e a produção descentralizada de energia, uniu-se à Associação de Solidariedade Social “O Pontão”, em Tavira, para a criação de uma nova central fotovoltaica nas suas instalações e para servir os seus utentes. Trata-se de uma “central fotovoltaica de 20,0 kW que irá produzir 38 874 kWh por ano, o equivalente ao consumo de 14 famílias, e que vai evitar a emissão de cerca de 25 toneladas de dióxido de carbono por ano”, refere em comunicado.

O investimento necessário de 22 mil euros foi fechado em menos de cinco minutos, numa demonstração impressionante do crescente interesse por projetos de cariz sustentável, nomeadamente na área dos painéis fotovoltaicos. O investimento médio por parte de cada membro foi de 1.800€, lê-se no comunicado divulgado pela cooperativa.

A cooperativa junta-se assim a esta comunidade, tornando o edifício do Pontão mais sustentável, ao mesmo tempo que ajuda esta IPSS a poupar energia e reduzir a fatura de eletricidade. Com este projeto de energia renovável a Coopérnico aumenta para 1,75 milhões de euros o financiamento de projetos de energia renovável, diretamente dos membros da Coopérnico.