A Coopérnico acaba de lançar a “Coopérnico Comunidades”, uma aplicação gratuita e bilingue que simplifica a criação de Comunidades de Energia Renovável em Portugal. O lançamento decorreu esta quinta-feira, 30 de outubro, no Museu de Lisboa –Palácio Pimenta.
Com a nova ferramenta, o objetivo é simplificar o processo de colaboração entre vizinhos e entidades locais em torno da energia limpa, facilitando a partilha de energia renovável e a adoção de medidas de eficiência energética. A aplicação permite ainda promover contactos entre cidadãos interessados, formar grupos locais, e contar com o apoio técnico e especializado da Coopérnico em todas as etapas de criação de uma comunidade de energia.
“Muitos cidadãos querem participar na transição energética, mas consideram que criar ou aderir a uma comunidade é um processo demasiado complexo. A aplicação Coopérnico Comunidades foi desenvolvida precisamente para ultrapassar essa barreira e tornar a energia colaborativa mais acessível a todos. É um ponto de encontro digital que promove a cooperação local e o empoderamento energético dos cidadãos”, explica Ana Rita Antunes, Diretora Executiva da Coopérnico.
Através da app, será possível encontrar na proximidade geográfica comunidades já existentes e aderir virtualmente, trocar mensagens com os elementos dessas comunidades através de um chat, para as pessoas depois se poderem encontrar presencialmente e trabalharem em conjunto. Será possível também criar uma Comunidade virtual a que outras pessoas podem aderir e ter acesso a especialistas e obter informação para iniciar projetos de Comunidades de Energia para partilhar energia produzida localmente, planear compras conjuntas para a renovação energética das habitações e desenvolver projetos comunitários sustentáveis.
A aplicação já está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e App Store.










































