Coopérnico lança plataforma para ajudar a poupar energia e água

Coopérnico lança plataforma para ajudar a poupar energia e água

Categoria Ambiente, Energia

A Coopérnico, a primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis, completa hoje quatro anos de atividade e assinala a data com o lançamento do IDEnergia, uma plataforma online em que qualquer cidadão pode inscrever-se gratuitamente.

Ao longo destes quatro anos de atividade, a Coopérnico reuniu mais de 790 membros, com 727.500€ investidos diretamente pelos membros, em produção de energia renovável e 650 kWp de potência instalada em 14 centrais fotovoltaicas em todo o país. Muito recentemente, a cooperativa ultrapassou 1 GWh de produção de energia renovável anual. A Coopérnico é a primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal e quer, em 2018, ser a primeira empresa da economia social a comercializar energia elétrica.

O ID Energia é uma ferramenta inovadora e a primeira que a Coopérnico disponibiliza, no momento em celebra o seu 4º aniversário, com o objetivo de ajudar todos os cidadãos, famílias e empresas a gerirem os seus consumos, para que possam ter um maior conhecimento sobre os seus consumos globais de energia elétrica, mas também uma perceção mais clara do consumo de recursos bem como das emissões de gases de efeito de estufa.

A plataforma permite que cada utilizador registe os seus consumos de eletricidade, gás, de biomassa (lenha e pallets), de gasolina e gasóleo (automóvel) e água. Desta forma, cada um poderá medir o que consome e equiparar com o que deveria consumir, bem como comparar os seus consumos com os de outros cidadãos, a nível nacional. A plataforma também permite a monitorização dos sistemas fotovoltaicas de autoconsumo.

Os membros da Coopérnico terão ainda mais vantagens, como a existência do grupo Coopérnico na plataforma, onde os membros poderão juntar-se em comunidade. A plataforma é lançada através do projeto Rescoop Plus, no âmbito do programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia.