COP26 segue para a última semana

A cimeira da ONU sobre o clima, a COP26, que decorre em Glasgow, Reúno Unido, tem esta segunda-feira como o dia mais tranquilo das duas semanas de trabalhos, sendo de preparação para a segunda e última parte do encontro mundial, avança a Agência Lusa.

Com uma semana para debater temas como a adaptação às alterações climáticas, o papel da mulher na ação climática, a ciência e inovação, a descarbonização dos transportes e as cidades, culminando com o fim das negociações na sexta-feira, hoje o dia é praticamente de descanso, segundo a agenda da presidência da cimeira do clima, à qual a Lusa teve acesso.

No entanto, o dia é recheado de outros eventos que estão a decorrer paralelamente, protagonizados por jovens, empresas, associações, academias e organizações não-governamentais.

“Hoje falar-se-á, por exemplo, do papel das jovens migrantes na adaptação às alterações climáticas, das ameaças das alterações climáticas nas ilhas do Oceano Pacífico, do papel da cultura na resiliência climática, ou dos direitos das comunidades vulneráveis na América Latina devido aos impactos das alterações climáticas. São quase duas dezenas de eventos ao longo do dia”, lê-se na Lusa.

A COP26 decorre seis anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura média global do planeta a entre 1,5 e 2 graus celsius acima dos valores da época pré-industrial.