Cosentino reutilizou 98% da água utilizada nos seus processos industriais em 2017

Cosentino reutilizou 98% da água utilizada nos seus processos industriais em 2017

Categoria Águas, Ambiente

O Grupo Cosentino celebrou recentemente o Dia Mundial do Ambiente “reforçando o seu forte compromisso com a sustentabilidade,  através da melhoria constante de cada um dos seus processos produtivos, conseguindo assim um verdadeiro modelo de economia circular”, lê-se em comunicado.

Este modelo foi consolidado ao longo dos últimos anos pela empresa, e assenta numa reutilização da água concebida no desenvolvimento dos seus produtos, conseguindo uma redução bastante acentuada do desperdício.

A esta estratégia junta-se o prolongamento do ciclo de vida dos produtos, através de diferentes processos de reutilização e reciclagem. A escassez de recursos hídricos no planeta, torna a reutilização de água uma prioridade absoluta. Segundo responsáveis do Grupo afirmam que, “foi devido a essa necessidade que a Cosentino conseguiu atingir o “desperdício zero” de água na sua fábrica em Cantoria (Almería). Graças a depósitos de abastecimento e tratamento de água, totalmente fechado, a empresa terminou com 2017 com um rácio de 98% de reutilização de água, de todo o seu parque industrial”

Lê-se ainda no comunicado que “a Cosentino é também pioneira nos processos de reciclagem inteligente de água para a rega das zonas verdes do seu parque industrial. Só no ano passado, a empresa destinou 40.500m3 de água, o equivalente a 20 piscinas olímpicas, de água recuperada dos seus processos de produção.”

Durante o ano de 2017, a Cosentino criou também dentro do seu parque industrial a zona “Green Belt”, uma paisagem natural de 30.000m2 de espaços verdes, e a recuperação de outros 20.000m2 que incluem algumas espécies locais.