CTP e CNADS promovem debate sobre novo modelo para o Turismo de Natureza

CTP e CNADS promovem debate sobre novo modelo para o Turismo de Natureza

A Confederação do Turismo Português (CTP) e o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) organizam no próximo dia 28, a partir das 09:30, o colóquio “Turismo – Natureza”. O evento realiza-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

O objetivo é refletir sobre o modelo de Turismo de Natureza, que poderá responder com mais eficácia às necessidades de preservação e sustentabilidade do território em estreita articulação com o desenvolvimento socioeconómico das comunidades locais.

“O nosso país é um destino ímpar para a prática do Turismo de Natureza, devido à grande variedade de paisagens e espécies autóctones únicas. A conservação deste património natural depende de um modelo de Turismo de Natureza, que assente numa visão de sustentabilidade a longo prazo e que envolva decisores e comunidades. Neste fórum, queremos reunir diferentes opiniões que nos conduzam ao modelo mais eficaz”, explicou Francisco Calheiros, presidente da CTP.

O ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral, a secretária de Estado do turismo, Ana Mendes Godinho e a secretária de Estado do ordenamento do território, Célia Ramos, vão estar presentes no evento.

Portugal é um dos países com preocupação da proteção da biodiversidade, até porque 22% do território está abrangido pelo estatuto de proteção, o que foi reconhecido na proposta de Estratégia para o Turismo 2027, apresentado pelo atual Governo, o que vai estar em discussão pública até final de 2016.