Curso de Gestão Ambiental em Vila Nova de Gaia este mês

Curso de Gestão Ambiental em Vila Nova de Gaia este mês

Categoria Advisor, Formação

O Curso de Gestão Ambiental da Cenertec – Centro de Energia e Tecnologia vai ter lugar no Hotel Holiday Inn Porto Gaia, em Vila Nova de Gaia, com a Formadora Eng.ª Carla Silva, numa duração de 18 horas. O curso funcionará às Sextas e Sábados, nos seguintes dias: 23 e 30 Abril (09:00-13:00), 29 Abril e 6 Maio (18:30-22:30) e 7 Maio (09:00-11:00).

INTRODUÇÃO
A Gestão Ambiental nas Indústrias tem de ser integrada na gestão das várias atividades, produtos e serviços. Não é possível conhecer os impactes ambientais de uma indústria sem se perceber os diferentes processos que lá existem. O conhecimento da magnitude destes impactes é importante para, face os requisitos legais existentes, se avaliar o cumprimento ou não cumprimento da diferente legislação ambiental (nacional e europeia). No dia-a-dia das indústrias, importa que todos implementem as melhores práticas de gestão ambiental na realização da suas tarefas.

OBJETIVOS
No fim do Curso, os Formandos serão capazes de:
– Identificar, para o seu contexto organizacional, os principais impactes ambientais;
– Conhecer os principais objetivos dos diferentes diplomas legais da área do ambiente;
– Identificar os requisitos legais aplicáveis às suas empresas;
– Aplicar as diferentes metodologias de avaliação de conformidade legal;
– Escolher as práticas de gestão ambiental mais adequadas.

PROGRAMA
Contexto Industrial: principais impactes ambientais das várias atividades (conceção e desenvolvimento, produção, manutenção, logística, armazenamento, etc.);
Legislação Ambiental relevante: apresentação dos principais diplomas nas seguintes áreas:
Poluição Atmosférica: prevenção e controlo das emissões atmosféricas, valores limite de emissão, altura das chaminés, limitação do uso e emissão de compostos orgânicos voláteis, substâncias depletoras da camada de ozono e gases com efeito estufa;
Águas e Águas Residuais: lei da água, usos da água e necessidade dos respetivos títulos, regime económico e financeiro dos recursos hídricos, normas, critérios e objetivos da qualidade da água, valores limite de emissão na descarga de águas residuais (gerais e setoriais);
Resíduos: regime geral da gestão de resíduos (inclui licenciamento das operações de resíduos), classificação de resíduos, transporte de resíduos, registo de resíduos;
Uso de substâncias e misturas perigosas: classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas perigosas;
Ruído Ambiental: regulamento geral do ruído;
Licenciamento Ambiental: categorias das atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, obrigações dos operadores e processo de pedido da licença.
Identificação dos requisitos legais aplicáveis às indústrias e apresentação das diferentes metodologias de avaliação de conformidade legal.
Integração da gestão ambiental nas diferentes atividades industriais (conceção e desenvolvimento, produção, manutenção, logística, armazenamento, etc.) – Apresentação de boas práticas aplicáveis nas seguintes áreas ambientais:
Emissões gasosas;
Utilização de recursos hídricos;
Produção e gestão de resíduos;
Consumo de matérias primas e de outros recursos;
Minimização do ruído ambiental.

Este Curso constitui um Módulo da 7ª edição da Pós-graduação em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”.

O valor da inscrição é de 390,00 euros (+ 23% IVA) e inclui Documentação de Apoio, Coffee-breaks, um Certificado de Frequência e estacionamento no Hotel.