Dare2Change junta setor Agroalimentar para refletir sobre o futuro

Um conjunto alargado de players da indústria Agroalimentar vai reunir-se, nos próximos dias 18 e 19 de novembro, na conferência internacional Dare2Change, para refletir, de forma aprofundada, sobre as temáticas que são, atualmente, vitais para o setor. Entre elas, a digitalização e mecanização, a sustentabilidade ambiental, a disrupção e inovação alimentar, a preponderância dos temas relacionais com a saúde e o bem-estar ou a relevância da inovação no branding.

Num evento organizado pela PortugalFoods em parceria com o Colab4Food e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), são vários os cientistas, académicos e agentes do tecido empresarial – nacionais e internacionais – que vão debater estes temas, apresentar case studies e boas práticas. A conferência terá lugar no Centro de Congressos do Super Bock Arena, no Porto.

O programa da conferência Dare2Change dedicará o primeiro dia à Ciência, enquanto o segundo será sobretudo dirigido à realidade empresarial do setor.

No dia 18, a conferência Dare2Change_Science centrará o debate no campo técnico-científico, com foco na inovação, debruçando-se sobre temas como a Sustentabilidade Alimentar, o impacto dos alimentos na saúde e no bem-estar, a nutrição do futuro, as tendências de consumo e a digitalização do setor. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, marcará presença neste dia. O programa inclui ainda um momento dedicado ao empreendedorismo: o concurso Ideas4Sharks tem como objetivo reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos empreendedores, promovendo a geração de ideias e de negócios inovadores e sustentáveis. Um júri (que integra responsáveis de empresas, professores académicos, investigadores e o Colab4Food) irá eleger a melhor ideia de negócio a concurso.

Já no segundo dia do evento, a 19 de novembro, a conferência Dare2Change_Business dará palco ao tecido empresarial, colocando a tónica em temas determinantes para o avanço e o desenvolvimento do negócio – incluindo a digitalização do setor, a Inteligência Artificial, a Blockchain ou a impressão 3D, ferramentas essenciais para garantir a competitividade das empresas e ir ao encontro das exigências cada vez mais disruptivas dos consumidores.

“A capacidade de sermos ágeis para responder à mudança e ir ao encontro daquelas que são as tendências do futuro é vital para garantir a competitividade do setor. Para isso, a indústria tem de estar na vanguarda da Ciência e da Tecnologia Alimentares. Este pretende, pois, ser um fórum de partilha de conhecimento e de experiências. Há muita inovação e criatividade a circular neste setor, pelo que conhecer as boas práticas e os casos exemplares que existem, quer nacionais quer internacionais, é uma forma de contagiar o setor e colocá-lo na dianteira da mudança rumo ao futuro. Temos, como o próprio nome da conferência sugere, de ser atrevidos e criativos”, declara Amândio Santos, presidente da PortugalFoods-

A conferência internacional Dare2Change enquadra-se no projeto PortugalFoods_Qualifica, que tem como missão o reforço da competitividade empresarial do setor agroalimentar nacional e o incremento do índice tecnológico das empresas portuguesas. É financiado pelo COMPETE2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 16 de novembro. Pode ainda consultar o programa da conferência aqui.