DB Schenker alcança 100% de logística elétrica em Oslo

DB Schenker alcança 100% de logística elétrica em Oslo

Categoria Advisor, Empresas

A DB Schenker alcança o objetivo de zero emissões diretas em toda a distribuição da cidade de Oslo integrando o novo camião Volvo FL Electric no seu sustentável Oslo City Hub. De acordo com a empresa, o veículo foi anunciado pela primeira-ministra norueguesa Erna Solberg, que agradeceu à DB Schenker os “esforços no sentido de conseguir soluções de transporte mais ecológicas”. O lançamento é apoiado pela agência estatal de energia Enova. “É o primeiro camião de 16 toneladas produzido em série na Noruega com tração elétrica”, refere a DB Schenker.

“Confiamos em agentes ambiciosos e inovadores como a DB Schenker para assumir a nova tecnologia verde. Gostaria de vos elogiar por uma abordagem inovadora que vai para além da utilização de camiões elétricos. Com o apoio do Enova e investimentos significativos em veículos elétricos, e um terminal logístico central, estamos a mostrar o caminho”, declarou a primeira-ministra Erna Solberg na inauguração do novo camião em Oslo.

Por seu turno, Jochen Thewes, diretor-executivo da DB Schenker, salientou que “na DB Schenker estamos totalmente empenhados em reduzir continuamente a nossa pegada ecológica. Estamos determinados em oferecer aos nossos clientes soluções logísticas mais ecológicas e limpas para os apoiar nos seus objetivos de sustentabilidade. Com o novo camião Volvo FL Electric e com o apoio do Enova no nosso Oslo City Hub, estamos agora em condições de provar que as operações sem emissões são viáveis no transporte urbano. Temos orgulho em oferecer as melhores soluções para proteger o nosso ambiente e contribuir para a maior ambição de uma sociedade neutra para o clima”.

Com capacidade de um peso bruto de 16 toneladas, o Volvo FL elétrico será utilizado na distribuição da DB Schenker na cidade de Oslo. Funcionando sem emissões diretas (referindo-se às emissões de tanque para roda, por exemplo, CO2 e óxidos de azoto) e sem ruído do motor, serve a crescente procura de transporte urbano de mercadorias, reduzindo ao mesmo tempo o impacto ambiental. Tal como o City Hub da DB Schenker em Oslo, será alimentado principalmente por energia hidroelétrica renovável proveniente da Noruega.

No total, a DB Schenker encomendou onze camiões elétricos para a logística da cidade de Oslo, que irão substituir os camiões movidos a diesel. Simbolicamente, o primeiro de três camiões Volvo FL Electric apresenta uma etiqueta que diz “100% elétrico em Oslo”.

O Oslo City Hub foi aberto pela DB Schenker no centro da capital norueguesa em maio de 2019. No final de 2020, a cidade de operações funcionará inteiramente sem combustíveis fósseis, utilizando um total de 23 veículos elétricos, incluindo carrinhas e bicicletas elétricas. Todos os dias, cerca de 800 envios em Oslo serão entregues recorrendo a um veículo elétrico.

A nível mundial, a DB Schenker continua empenhada no objetivo de reduzir as emissões específicas de gases com efeito de estufa em 40% até 2030, em comparação com 2006. Regionalmente, o desafio, superado com sucesso, de ter um” conceito de logística urbana sustentável em Oslo” é um marco importante no sentido desse objetivo global, refere a empresa.