Decathlon dá uma segunda vida ao equipamento desportivo

Decathlon dá uma segunda vida ao equipamento desportivo

A Decathlon quer tornar o desporto ainda mais acessível a todas as pessoas, reduzir a pegada dos seus produtos, envolver e sensibilizar a comunidade sobre uma causa comum: “cuidar do planeta e prolongar a vida dos produtos”. Assim, através do projeto da Economia Circular, a Decathlon comprometeu-se a criar produtos usando uma abordagem de ecodesign, refere a marca em comunicado.

E das palavras às ações, a Decathlon, conta, atualmente, com mais de “400 produtos ecodesenhados”, que utilizam soluções como o “algodão orgânico, cultivado sem produtos químicos, tingimento por solução e poliéster reciclado”. São exemplos destes as t-shirts de corrida e camisolas de caminhada com material 100% poliéster reciclado, produzido a partir de garrafas de plástico; calças de yoga com tecido 100% algodão proveniente de agricultura biológica e sem organismos geneticamente modificados.

A marca dispõe também do serviço Trocathlon, que dá uma segunda vida aos artigos desportivos usados pelos clientes. Em 2020, o Trocathlon permitiu a cerca de “1000 clientes poderem vender os seus produtos desportivos usados” e, com a sua venda, o cliente tem a possibilidade de “comprar material desportivo novo para a sua prática desportiva ou iniciar um novo desporto”.

Em setembro, a Decathlon lançou a Segunda Vida para os seus artigos devolvidos, danificados ou de exposição, reparando-os e colocando à venda com preço de oportunidade e de forma permanente. Estes artigos podem ser encontrados nas zonas de Segunda Vida em qualquer loja. Desde setembro, foram recuperados mais de 1500 artigos. Com este projeto a Decathlon pretende recuperar, recondicionar e encontrar um novo utilizador para produtos que, apesar de não estarem novos, continuam com toda a sua utilidade.

Também, o serviço de aluguer dá a possibilidade ao cliente de experimentar 10 desportos sem que tenha de comprar o material no fim da sua utilização, permitindo descobrir novas práticas desportivas. Nos últimos meses mais de 1300 clientes já usufruíram deste serviço, refere a marca.

Por fim, o serviço pós-venda da Decathlon, para além de aconselhar e acompanhar, repara artigos adquiridos pelos clientes: “Este ano já foram reparados mais de 9000 produtos”, refere o mesmo comunicado.