Deputado do PAN visita exploração privada para verificar condições dos animais

Deputado do PAN visita exploração privada para verificar condições dos animais

No seguimento das notícias sobre o caso dos cerca de 100 animais que se encontravam a morrer em exploração privada na Póvoa de Lanhoso, o deputado do PAN, André Silva, visita amanhã o local, para verificar pessoalmente o estado em que estão os animais e se informar do histórico desta situação que “atenta gravemente contra os direitos dos animais”.

Recorde-se que o PAN – Pessoas-Animais-Natureza – solicitou, a semana passada, e com caráter de urgência, à Direção-Geral de Veterinária (DGAV) e à câmara municipal de Póvoa de Lanhoso, a disponibilização dos recursos técnicos necessários para intervir neste caso. No entanto, ainda não obteve resposta destas entidades. Por este motivo e, por considerar a situação “inadmissível” sobretudo pelo “cenário dantesco contra os direitos dos animais”, o deputado do PAN, dirige-se amanhã à localidade de Póvoa de Lanhoso para falar com o agricultor responsável e recolher o máximo de informação possível sobre esta situação, “continuando a reunir esforços para que as entidades responsáveis ajam em conformidade e ao solicitado pelo PAN”, escreve o partido em comunicado enviado à imprensa.

O partido recorda que existem procedimentos alternativos ao abate destes animais, nomeadamente, “a definição de um período de quarentena com a realização das análises necessárias para se aferir o seu estado de saúde, só assim se assegurando o seu tratamento condigno”. O PAN continua a aguardar uma resposta das entidades contatadas e manifestou a sua “inteira disponibilidade” para ajudar em tudo o que for necessário no que respeita a esta matéria.