“Desafios da economia azul para um futuro sustentável” em debate em Sines

“Desafios da economia azul para um futuro sustentável” em debate em Sines

Categoria Advisor, Agenda

A 3ª Conferência do Ciclo de Conferências GPA 2017 decorre no Dia Nacional do Mar e em colaboração com o Ministério do Mar, no dia 16 de novembro, no Auditório do Porto de Sines, entre as 09H e as 16H, sobre o tema Desafios da Economia Azul para um Futuro Sustentável. Esta é uma iniciativa Green Project Awards, plataforma que promove as boas práticas e a discussão pública para o desenvolvimento sustentável. O arranque da conferência será dado pelos membros GPA – APA, Quercus, GCI – e a sessão de boas-vindas estará a cargo do Presidente do Conselho de Administração da APS, Luís Cacho.

“A Economia Circular Azul” será o primeiro tema abordado na conferência. Está a cargo de Yuvan A. Beejadhur, fundador e diretor da Beejadhur Ocean Solutions, uma consultora que oferece soluções sustentáveis relacionadas com os oceanos no sentido de maximizar os recursos naturais. Atualmente, é também o responsável pela área de Economia do Mar no The World Bank, tendo anteriormente sido economista nas Nações Unidas. Formado em Assuntos Internacionais e Administração Pública, conta com 15 anos de experiência em áreas como agricultura, ambiente, alterações climáticas e economia do mar.

Anne Christine Brusendorff é a segunda oradora nesta conferência e vai abordar a temática “Os serviços ecossistémicos do Oceano na nossa vida quotidiana”, uma intervenção focada essencialmente na gestão sustentável dos oceanos através da cooperação entre especialistas em ciências marinhas, stakeholders e decisores. Anne, doutorada em Direito Internacional Marítimo e Ambiental, é Secretária Geral do Concelho Internacional para a Exploração do Mar. Anteriormente, esteve 14 anos na Comissão de Proteção do Ambiente Marinho do Báltico.

A conferência vai contar ainda com duas mesas redondas. A primeira aborda a temática “Economia Circular do Azul: do Resíduo ao Recurso”, onde vão participar a Docapesca, Associação de Portos de Portugal e MARE Startup e a segunda será sobre “Tecnologias Marinhas”, que vai contar com a presença da Tec4Sea, Universidade de Aveiro, CINAV e Universidade do Minho. A sessão de encerramento ficará a cargo do Presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas e pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Esta é a 10ª edição do Green Project Awards, cuja cerimónia de entrega de prémios se vai realizar no dia 12 de janeiro de 2018, no Porto.