Dia Mundial da Água: APDA desafia a “fechar a torneira” durante uma hora

Dia Mundial da Água: APDA desafia a “fechar a torneira” durante uma hora

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Água, efeméride proclamada pela Organização das Nações Unidas em 1992, com o intuito de sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a conservação deste recurso. Este ano, o Dia Mundial da Água tem como tema “Valorizar a Água”, sendo que a APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) e a respetiva Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental desafiaram todos os que vivem em Portugal (e além-fronteiras) a não abrirem as torneiras das 22 às 23 horas.

Denominada por H2Off, a iniciativa surge alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS), nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos” (Objetivo 6), “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” (Objetivo 11) e ao “combate às alterações climáticas” (Objetivo 13), lê-se num comunicado da APDA.

A iniciativa “H2Off – Hora de fechar a torneira” conta com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e de Ação Climática, da ERSARA – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores e Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas do Governo Regional da Madeira.

Segundo a APDA, são várias as Organizações Não Governamentais, Entidades Gestoras do setor da água, empresas, municípios e órgãos de comunicação social que já se juntaram a esta campanha, que conta também com o apoio já demonstrado a título pessoal de diversos cidadãos. De destacar ainda as diversas figuras públicas que se associaram a este movimento enquanto embaixadores.

Pode fazer parte desta iniciativa, aqui.