Dia Nacional da Energia: Quercus sublinha a importância da eficiência energética

Dia Nacional da Energia: Quercus sublinha a importância da eficiência energética

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Energia, a Quercus sublinha, em comunicado, “a importância em apostar na eficiência energética, nas energias renováveis, na produção de eletricidade renovável para autoconsumo e mobilidade elétrica, como forma de diminuir a dependência energética e, cumprir assim, as metas estabelecidas de redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Tal como sustentam, “as renováveis têm tido um peso crescente nos últimos anos, contribuindo para alcançar o propósito do Governo de tornar Portugal um país neutro em emissões de gases com efeito de estufa até 2050”. No entanto, avisam, “a falta de ambição do pacote legislativo aprovado pela Comissão Europeia no final do mês de novembro de 2016, com metas para 2030 aquém do potencial em áreas vitais como as energias renováveis ou a eficiência energética e sem objetivos nacionais para os Estados-membros, não é coerente com a transição energética para uma economia de baixo carbono, que requer uma percentagem muito mais elevada de energias renováveis (45% em 2030)”.

Recorde-se que Portugal assumiu compromissos de redução de consumo de energia e de incorporação de energias renováveis (nos transportes, produção de eletricidade e aquecimento & arrefecimento). E, em 2016, atingiu-se 90% da meta assumida para a produção de eletricidade a partir de renováveis.

“O investimento nas energias renováveis deve ser uma prioridade para o país, não só para respeitar os compromissos internacionais assumidos mas porque, a nível nacional, fomenta o crescimento económico e a criação de emprego; a diminuição da dependência energética fóssil externa, com benefícios económicos significativos; e a melhoria da qualidade do ambiente, pela redução das emissões e consequentes benefícios para a saúde pública”.