Dia Nacional da Água: EPAL lança site “Água Circular por Natureza”

No dia em que se assinala o Dia da Água em Portugal, 1 de outubro, a EPAL lança um novo site “Água Circular Por Natureza”, uma página inteiramente dedicada ao tema da Economia Circular. “Água Circular Por Natureza” é a mais recente plataforma portuguesa inteiramente dedicada às boas práticas e a um conceito que tem como princípios fundamentais a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem: Economia Circular.

Este site insere-se no projeto que arrancou no início deste ano, juntando-se a outros eventos também a decorrer, em torno do mesmo tema, dando substância ao verdadeiro empenho que a Empresa Portuguesa de Águas Livres tem tido na defesa do ambiente e na circularidade, refere em comunicado.

A Economia Circular é um tema de crucial importância para garantir a sustentabilidade de um Planeta com recursos escassos e plantar as bases de futuras gerações com novos padrões de consumo responsáveis, construindo uma sociedade sem desperdício, assente em práticas de produção e consumo sustentáveis, adianta a EPAL, na mesma nota.

O que se pode encontrar em “Água Circular Por Natureza”?
Nesta nova plataforma encontrar-se-ão os diferentes projetos que a EPAL tem em curso no âmbito da circularidade, nomeadamente, o projeto 0% energia na Estação de Tratamento de Água da Asseiceira, onde é realizado o aproveitamento de lamas para a criação de novos produtos.

Está também disponível informação sobre os eventos “Água Circular Por Natureza”, como é o caso do projeto “Chef’s Circulares”, fruto de uma parceria com a Zomato, onde chefes de cozinha, como o Chakall, dão algumas ideias sobre como podemos poupar e reutilizar água na cozinha, quais as vantagens de o fazer e como aproveitar os alimentos na sua totalidade, eliminando assim o desperdício de recursos.

Há ainda um espaço dedicado aos mais novos que pretende explicar o que é a Economia Circular, de uma forma simples, percetível, mas incisiva, já que são eles as principais personagens e mensageiros de boas práticas e atitudes decisivas para a mudança na forma de estar, tratar e olhar o Planeta.

O novo site da EPAL, para além de tirar qualquer dúvida sobre um conceito que está ainda longe de ser devidamente entendido, conta com um glossário especialmente dedicado a jornalistas, que explica a Economia Circular de A a Z.

Esta ferramenta estará sempre em constante movimento e será “alimentada” de forma bastante ativa, quer com projetos diretamente ligados à EPAL, quer com outros que se revelaram as melhores práticas de um mundo sustentável.