Dia Nacional do Ar foi assinalado sob o tema “Bom Ar pela Saúde e Bem-estar”

Dia Nacional do Ar foi assinalado sob o tema “Bom Ar pela Saúde e Bem-estar”

Categoria Ambiente, Energia

Este domingo, 12 de abril, assinalou-se o Dia Nacional do Ar. Sob o tema “Bom Ar pela Saúde e Bem-estar”, a Agência Portuguesa do Ambiente indica que o objetivo desta efeméride passa destacar os “efeitos que a fraca qualidade do ar provoca em termos de morbilidade e mortalidade humana, assim como o que está ao alcance de cada um fazer para melhorar a qualidade do ar”.

Este dia foi instituído em Portugal, em 2019, e veio criar a oportunidade de, anualmente, envolver a comunidade no tema da comemoração escolhido dando visibilidade à importância da matéria e chamando a atenção para o direito, que é de todos, a “respirar um bom ar”.

De acordo com a APA, as medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do Coronavírus – Covid-19, levaram ao adiamento das comemorações do Dia Nacional do Ar, mas trouxeram também a uma nova realidade neste contexto: “a redução significativa do tráfego rodoviário, especialmente nos grandes aglomerados urbanos, com grandes impactes positivos em termos de qualidade do ar, que importa avaliar e continuar a monitorizar”.

Foi recentemente desenvolvido pela Agência Europeia do Ambiente um visualizador da qualidade do ar, onde se pode consultar para cada cidade as percentagens de redução de concentrações de poluentes.

A promoção da melhoria da qualidade do ar por intermédio da alteração de comportamentos e pelo incentivo à implementação de medidas amigas do ambiente, tanto ao nível individual, como ao nível das organizações, com ações de curto prazo, mas também com ações continuadas ao longo do tempo são a chave para se caminhar para um país com boa qualidade do ar, o que motivou o lançamento da campanha de sensibilização: “Por um país com bom ar”. Esta campanha nacional, lançada o ano passado, conta hoje com cerca de 130 entidades parceiras, identificadas num microsite, aberto a toda a comunidade, e onde consta toda a informação e materiais de comunicação produzidos neste contexto.

Portugal continua a monitorizar e a disponibilizar ao público os dados das previsões, em tempo real medidos nas estações, avisos no QUALAR e também na app QUALAR, disponível para IOS e Android.

Foto cedida pela Agência Portuguesa do Ambiente