Discovery anuncia projeto de conservação e proteção de tigres

Discovery anuncia projeto de conservação e proteção de tigres

A Discovery Communications acaba de anunciar uma parceria histórica com a World Wildlife Fund (WWF) para o financiamento e conservação de mais de 4 mil quilómetros quadrados de território protegido para tigres na Índia e no Butão, no intuito de proteger e incentivar o crescimento da população destes felinos.

Denominado Project C.A.T [Projeto Gato] – Conserving Acres for Tigers, David Zaslav, Presidente e CEO da Discovery Communications aproveitou para frisar o trabalho da empresa em relação a estas causas. “A Discovery é uma empresa orientada por propósitos, e por mais de 30 anos tem tido câmaras em todos os cantos do mundo, desde o Planet Earth ao Racing Extinction, documentando e inspirando audiências sobre a beleza e o esplendor do nosso planeta. Infelizmente, as nossas câmaras também captaram imagens do estado fragilizado de muitas espécies de animais. É por isso que hoje tomamos este importante passo, ultrapassando as lentes da câmara, para proteger uma das mais icónicas espécies do mundo. Vamos iluminar esta causa, amplificando-a através das nossas marcas e plataformas, com o objetivo de dobrar a população de tigres até 2022.”

Só nos últimos 100 anos, a população de tigres selvagens diminui 96%, restando apenas cerca de 4 mil tigres selvagens devido à degradação do seu habitat e à caça furtiva, refere o comunicado.

A parceria da Discovery com a WWF vai permitir que os profissionais envolvidos possam aceder a uma monitorização mais eficaz da saúde dos tigres, assim como aceder a dados específicos para melhorar a vida destes animais selvagens. O esforço de duplicar a população de tigres – uma espécie no topo da cadeia alimentar – irá proteger outras espécies em vias de extinção e estimular a criação de um ecossistema saudável num espaço com mais de 4.000 Km2.

Além da parceria financeira, a Discovery vai utilizar a sua vasta experiência criativa e documental para transmitir, através dos seus canais de distribuição que chegam cumulativamente a cerca de 3 mil milhões de pessoas em todo o mundo, o esforço da WWF, que começou em 2010, para dobrar a população de tigres selvagens até 2022, o próximo Ano do Tigre.

A Discovery vai ainda criar anúncios de serviço público originais e conteúdos in-program agregados ao Project C.A.T. de modo a incentivar audiências em todo o mundo a participar e apoiar a proteção de tigres selvagens.

Reforçando o seu compromisso, a Discovery deu início a um novo documentário sobre tigres da Orlando von Einsiedel’s Grain Media, os produtores nomeados para óscares da académica da VIRUNGA, que vai estrear a nível mundial nos canais Discovery em 2018.

Os esforços da WWF incluem a conservação de outros territórios de tigres em 13 países, com análises científicas rigorosas e monitorização das populações de tigres e das suas crias.