Dois projetos da Figueira da Foz apoiados pelo Fundo Recomeçar

by Rita Inácio | 27 Março 2019 15:03

O Fundo Recomeçar, programa gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), vai apoiar financeiramente dois projetos da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num investimento total de 55 mil euros, foi hoje anunciado, avança a Lusa.

município presidido por João Ataíde viu aprovado pelo Fundo um projeto para aquisição de uma máquina escavadora giratória de rastos, num investimento total elegível de 36.000 euros, ao abrigo da Medida 1 – Recuperação do Ambiente, Ordenamento do Território e Diminuição do Risco de Incêndios.

“A máquina vai permitir implementar as intervenções urgentes de regularização fluvial pós-incêndio, de acordo com as recomendações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”, esclarece a autarquia figueirense.

A Figueira da Foz viu ainda aprovado um segundo projeto para uma campanha de sensibilização, num investimento total elegível de 19.000 euros, no âmbito da Medida 2 – Recomeçar em Segurança.

Esta medida é destinada ao apoio financeiro para projetos que mobilizem os cidadãos para uma cultura de segurança, denominado projeto FLORESTA +, que irá promover a educação para a cidadania e a cultura de segurança ambiental nas comunidades da Figueira da Foz afetadas pelos incêndios de 2017.

O Fundo Recomeçar é constituído pelas receitas dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais do Estado, atribuídos à SCML, vendidos na semana de 16 a 24 de dezembro de 2017, representando um valor de 4.464.812 euros.

O Fundo atua através da “reconstrução de infraestruturas, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de projetos de atividades, em benefício da respetiva economia e da população, nas zonas afetadas pelos incêndios ocorridos entre 15 e 16 de outubro de 2017”. São destinatários deste Fundo todas as entidades públicas ou privadas, nomeadamente as autarquias locais, associações públicas e privadas e empresas.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/dois-projetos-da-figueira-da-foz-apoiados-pelo-fundo-recomecar/