E se pudesse saber tudo sobre os resíduos que entram e saem da sua casa? E se pudesse saber, instantaneamente, quanto “pesam ao planeta”? E se pudesse colaborar ativamente com o seu município na recolha? Seria, certamente, mais fácil perceber o que está ao seu alcance para melhorar o ambiente. Seria, certamente, mais justo, o valor na sua fatura refletir apenas uma realidade: a sua.
A resposta já existe, e chegou a Portugal pela waste|to|meTM.
O Drop&Go, da polaca T-Master, é uma solução que se destaca significativamente dos sistemas atualmente em funcionamento na gestão de resíduos e tem suscitado enorme interesse.
A necessidade de demonstrar os níveis de reciclagem das cidades foi determinante para o aparecimento desta tecnologia e equipamento, sob o princípio de que os resultados estão diretamente relacionados com a qualidade dos resíduos urbanos recolhidos seletivamente na origem.
E se a responsabilidade coletiva nesta área não tem permitido alcançar mudanças relevantes, a solução passa por introduzir ferramentas que envolvem os residentes no processo de recolha de resíduos de boa qualidade, de forma universal, construindo dia a dia uma consciência ambiental individual, com base na própria experiência e dados.
Com tecnologia inteligente e funcionalidades contactless, o Drop&Go melhora expressivamente os indicadores de separação de resíduos em meio urbano, propondo-se como alternativa aos contentores de acesso livre e à deposição indevida, o que representa um desafio operacional e financeiro à higiene e limpeza urbanas.
Altamente versátil, acolhe os principais fluxos, desde plástico, papel, vidro, biorresíduos, indiferenciados e, mais recentemente, tem dado resposta à procura de soluções para reciclagem de têxteis.
Esteticamente agradáveis, os módulos metálicos alojam os tradicionais contentores de 1100 e 360 litros, estão equipados com um sistema certificado de medição de peso dos resíduos, e integram leitores de QR Code, que servem de controlo de acesso, e muito mais.
O processo é simples: cada morador recebe um conjunto de etiquetas QR Code de uso exclusivo. Para colocar os resíduos no equipamento instalado na área residencial, é apenas necessário colar uma etiqueta no saco, aproximá-la do leitor e, após a abertura automática da tampa, depositar o saco. Se o código for lido num equipamento incorreto, a tampa permanece fechada e o utilizador é orientado por mensagem de voz para o fluxo e cor adequados.
A aplicação móvel que acompanha todo o processo, a Lesswaste, fornece aos residentes o acesso a uma conta individual com informações atualizadas sobre os resíduos gerados na habitação, estimulando a correta separação e incentivo a uma melhor performance.
Em perfeita linha com o conhecido modelo Pay As You Throw, resolve justamente a forma como são cobrados os resíduos: tal como outros serviços de água, eletricidade ou gás.
De forma única, o Drop&Go encontra resposta para um conhecimento exclusivo por família, por quantidade de lixo efetivamente produzido por dia, semana, mês ou ano. Todas as informações ficam disponíveis online, “desembaraçando” o tema, e encorajando melhores atitudes em comunidade.
Ao colocar o utilizador no centro da gestão de resíduos, o Drop&Go cria um novo paradigma na recolha seletiva. Cada ação individual contribui para um impacto coletivo real, que se reflete na qualidade do ambiente urbano e na responsabilidade partilhada por todos.