DS Smith anuncia redução das emissões de CO2 em 46%, até 2030

A DS Smith já anunciou o compromisso ambicioso de alinhar todas as suas operações globais para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C. De acordo com a empresa, o plano para 1,5°C foi submetido a verificação através dos Science Based Targets (SBTi).

Para tal, a DS Smith vai acelerar a redução das emissões de carbono nas suas operações e nas dos seus parceiros e fornecedores. Assim, a empresa compromete-se a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de Scope 1, 2 e 3 em 46%, em termos absolutos, até 2030, em comparação com os níveis de 2019. Estes objetivos farão com que a DS Smith, membro da Race to Zero, da ONU, se mantenha em linha com o seu compromisso anterior de atingir as zero emissões líquidas (Net Zero) até 2050.

Para Ignacio Montfort, managing director da DS Smith Ibéria, “este anúncio demonstra a nossa ambição de reduzir as emissões de carbono como parte dos nossos objetivos de sustentabilidade a longo prazo. Este compromisso não só garante que a empresa lidera o caminho, reduzindo a nossa pegada de carbono, mas também que os nossos fornecedores e parceiros fazem o mesmo”.

Para cumprir este compromisso, a DS Smith vai investir regularmente nas suas operações durante os próximos 28 anos. Os investimentos visam a adoção de soluções de engenharia de última geração, como a tecnologia de aquecedores de biometano. A empresa também vai utilizar fontes de energia renováveis, como a eólica e solar, e acordos de compra de energia para substituir a eletricidade da rede, lê-se numa nota.

“A nossa empresa tem planos de crescimento muito ambiciosos para os próximos anos, à medida que lideramos a transição para uma economia circular. Estes compromissos são uma parte fundamental da nossa estratégia de sustentabilidade Now and Next, que nos ajudará a criar um impacto positivo para as pessoas e para o planeta, agora e no futuro”, declara Ignacio Montfort.

Parte deste compromisso está também o foco de incentivar todos os fornecedores estratégicos a adotarem os SBTi até 2027. “Esta ação dá resposta aos stakeholders, que procuram trabalhar com empresas com objetivos comuns e comprometidas com os SBTi, as zero emissões líquidas e a economia circular”, afirma a empresa.  Como parte desta abordagem, a DS Smith trabalha em estreita colaboração com parceiros, fornecedores, clientes e decisores para, em conjunto, travar as alterações climáticas através da economia circular, em linha com os objetivos ambiciosos da empresa.

O apoio a estes compromissos integra um plano de transição para as zero emissões líquidas, que estabelecerá ações e marcos estratégicos para atingir esse objetivo. O plano, que será publicado este verão, está alinhado com a estratégia de crescimento do Grupo e resume as iniciativas que serão levadas a cabo, dando prioridade às principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa.