E-REDES mostra em exposição como as casas do futuro podem ser mais eficientes

No âmbito do Dia Mundial da Energia, assinalado a 29 de maio, a E-REDES inaugurou no Pavilhão da Água, uma exposição dedicada à eficiência energética. Numa parceria entre a Águas e Energia do Porto, E-Redes e Agência de Energia do Porto, este centro de educação ambiental junta agora a área da energia à sua mostra expositiva.

Mantendo a interatividade já característica das restantes experiências do Pavilhão da Água, os novos módulos mostram agora “como as casas do futuro podem ser mais eficientes em termos energéticos”, reduzindo assim a nossa pegada carbónica. À experiência imersiva com recurso à água, o Pavilhão da Água ganha “novos conteúdos de caráter pedagógico que pretendem realçar a importância da transição energética”, adicionando três novas experiências às 24 já existentes, pode ler-se num comunicado, divulgado pela E-REDES.

A exposição divide-se em três módulos:

  • Ciclo Energético – com as etapas da produção ao consumo, com destaque para o papel do operador de redes no caminho para a transição energética.
  • Maquete Casa Eficiente – experiência interativa que permite avaliar de que forma o comportamento de cada um impacta na transição energética e pode contribuir para uma maior eficiência. Aqui é traduzido o consumo dos eletrodomésticos, numa casa eficiente, com painel solar e produção própria de energia e carregamento de veículo elétrico.
  • Quizz – Os visitantes da exposição são desafiados a responderem a perguntas sobre conceitos de eficiência energética, num questionário que avalia o nível de conhecimento de cada um.

A inauguração contou com as presenças do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Presidente do Conselho da Administração da Águas e Energia do Porto, Filipe Araújo, do Administrador Executivo da Agência de Energia do Porto, Rui Pimenta, do Vogal do Conselho de Administração da E-Redes, João Martins de Carvalho, e do CEO do Super Bock Group, Rui Lopes Ferreira.