Eco Cascais: O novo evento de sustentabilidade em Portugal com a participação de Bea Johnson, do movimento Zero Waste

by Rita Inácio | 10 Setembro 2019 10:28

O Eco Cascais[1], evento de sustentabilidade concebido para todas as idades, irá realizar-se pelo 2.º ano consecutivo no Jardim da Parada e no Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, dias 14 e 15 de setembro.

Contará com uma parte de mercado ecológico e sustentável e outra parte de palestras, workshops e outras actividades, organizado pelo Movimento Claro, uma associação criada por três amigas do concelho de cascais que começou por advogar o fim do uso das palhinhas de plástico e tem hoje mais de 80 membros.

Este ano o evento contará com a vinda da fundadora mundial do movimento Zero Waste, Bea Johnson, para uma palestra no domingo pelas 17h30.

Marcas e lojas No eco-mercado, marcarão presença várias marcas e lojas sustentáveis portuguesas que irão apresentar as suas alternativas àquilo que por regra compramos nas grandes superfícies ou nas grandes lojas, desde moda sustentável a produtos de cosmética e higiene pessoal, a descartáveis ecológicos e brinquedos para criança.

Alguns exemplos de marcas e lojas presentes: diversas marcas de moda sustentável, como a Mazurca, Siz, Elementum e Vintage for a Cause; iogurteiras sem recurso a electricidade da YogurtNest; Mind the Trash, a conhecida loja online Zero Waste; Biotrem, uma marca de pratos e talheres comestíveis de farelo de trigo; So So – brinquedos didáticos e ecológicos; Saponina – cosmética 100% natural e artesanal e diversas opções de objetos para a casa, arte e decoração.

Palestras

Relativamente às palestras destaca-se Bea Johnson que irá dar uma conferência na Casa das Histórias Paula Rego no domingo, das 17h30 às 18h30 com abertura feita por Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, seguida de sessão de autógrafos, no Jardim da Parada (em frente ao Museu do Mar).

Poderão também assistir a uma palestra sobre economia circular em Portugal ou ainda a outra acerca de consumo responsável de pescado pela bióloga Cátia Nunes.  O evento contará também com caras já conhecidas da sustentabilidade ambiental em Portugal como Ana Milhazes, fundadora do movimento Lixo Zero Portugal.

Iremos também ouvir os relatos dos criadores dos projectos Planetiers (mercado online de produtos ecológicos), Zouri (sapatos vegan, feitos em Portugal a partir de lixo recolhido nas praias) e Tailored Tiles (azulejos feitos de plástico reciclado) numa mesa redonda sobre empreendedorismo sustentável.
A moda sustentável também não vai faltar e será tema para duas palestras.

Workshops e outras Atividades

Sábado de manhã o evento começa com uma aula de ioga gratuita e ao ar livre. Teremos ainda workshops gratuitos sobre produtos de limpeza ecológicos, outro sobre produção de pranchas de surf ecológicas e várias actividades para crianças como por exemplo a reciclagem de plástico ao vivo com transformação em novos objectos no local! Teremos ainda um Bootcamp de sustentabilidade ministrado pelo IES – Social Business School, em que os jovens irão implementar práticas zero waste em estabelecimentos locais.

Ao final do dia o evento contará com cinema ao ar livre com o documentário Ice on Fire de Leonardo DiCaprio.

Endnotes:
  1. Eco Cascais: https://www.ecocascais.com/

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/eco-cascais-o-novo-evento-de-sustentabilidade-em-portugal-com-a-participacao-de-bea-johnson-do-movimento-zero-waste/