Eco Rating vai ajudar os consumidores a identificar e comparar smartphones mais sustentáveis

Eco Rating vai ajudar os consumidores a identificar e comparar smartphones mais sustentáveis

Categoria Advisor, Empresas

Os cinco maiores grupos de telecomunicações da Europa juntara-se para lançar um novo modelo de rotulagem Eco Rating para telemóveis, que ajudará os consumidores a identificar e comparar os equipamentos mais sustentáveis e, com isso, encorajará também os fornecedores a reduzir o impacto ambiental dos seus dispositivos, lê-se num comunicado.

O Eco Rating é assim uma iniciativa que foi criada em conjunto pela Deutsche Telekom, Orange, Telefónica (representando as marcas O2 e Movistar), Telia Company e Vodafone para fornecer informações consistentes e precisas acerca do impacto ambiental da produção, transporte, utilização e “fim de vida” dos smartphones. O Eco Rating permitirá aos operadores e aos seus clientes promoverem uma “classificação mais ampla dos telemóveis e comprovar a procura por equipamentos mais sustentáveis”, refere o comunicado divulgado pela Vodafone.

A iniciativa Eco Rating irá avaliar uma gama de telemóveis novos de 12 marcas de telemóveis, mas o objetivo é que no futuro outras marcas se juntem à iniciativa. De entre os parceiros desta fase de lançamento incluem-se a Bullitt Group (telemóveis ‘robustos’ das marcas CAT e Motorola), Doro, HMD Global (Nokia), Huawei, MobiWire, Motorola / Lenovo, OnePlus, OPPO, Samsung Electronics, TCL / Alcatel, Xiaomi e ZTE.

A partir do mês de junho, os cinco operadores irão introduzir os rótulos Eco Rating nos seus pontos de venda, nos 24 países europeus onde estão presentes. São eles: Albânia, Áustria, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Macedónia do Norte, Montenegro, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Turquia e Reino Unido. Os clientes podem saber mais sobre a iniciativa e verificar como é calculada a classificação em www.ecoratingdevices.com.

Após uma análise detalhada, cada telemóvel receberá uma pontuação global de Eco Rating, numa escala de 0 a 100 pontos, correspondente ao desempenho ambiental do equipamento, ao longo de todo o seu ciclo de vida. O rótulo Eco Rating irá também destacar cinco aspetos-chave da sustentabilidade dos dispositivos móveis, fornecendo informação adicional sobre a durabilidade, reparabilidade, reciclabilidade, eficiência climática e eficiência de recursos.

Os CEOs dos cinco operadores – Tim Höttges (Deutsche Telekom), Stéphane Richard (Orange), José María Álvarez-Pallete (Telefónica), Allison Kirkby (Telia Company) e Nick Read (Grupo Vodafone) – foram unânimes em acolher o lançamento da iniciativa Eco Rating: “Construir um futuro mais sustentável é responsabilidade de todos nós, por isso acreditamos que este é o momento certo para implementar o rótulo Eco Rating, harmonizado à escala da indústria, que irá promover a transparência e contribuir  para a sensibilização do impacto ambiental dos telemóveis que os nossos clientes escolhem. Esperamos, no futuro, acolher mais fabricantes e operadores de telecomunicações nesta iniciativa, e esperamos que o Eco Rating inspire todo o setor a acelerar a sua transição para um modelo mais circular para os telemóveis”.