ECO SPOT® sensibilizou 300 banhistas na Praia Fluvial da Mamoa

ECO SPOT® sensibilizou 300 banhistas na Praia Fluvial da Mamoa

Mais de 300 veraneantes, de todas as idades, foram alertados para a importância de respeitar regras de urbanidade em contexto balnear, na Praia Fluvial da Mamoa, em Milheirós de Poiares, através da ação de sensibilização ambiental ECO SPOT®, promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pela SUMA, no passado dia 24 de julho.

A ação desenvolveu-se em três áreas de sensibilização: o “Beatas Spot”, a área do conto e a área de jogo. À entrada da praia foi instalado o “Beatas Spot”, composto por cinzeiros públicos, que incluíram um registo de votação como fator de incentivo à correta deposição das beatas nestas estruturas, dando assim enfoque à prevenção desta tipologia de resíduo altamente contaminante das águas e perigosa para crianças e animais. Na área do conto, as famílias puderam assistir ao conto animado sobre a “História do Lixo” na sua idiossincrasia social, enquanto conceito mutável que caminha tendencialmente para a conquista da categoria de material residual. Almofadões com mensagens de sensibilização ambiental, um livro XXL e equipamento de amplificação áudio foram os recursos mobilizados para a concretização desta ação.
Decorreu ainda no relvado um jogo de grandes dimensões, afeto a conteúdos temáticos no âmbito da gestão doméstica dos resíduos nas suas diversas vertentes – acondicionamento e deposição, deposição seletiva, valorização e cidadania ativa.

De forma a propagar a mensagem de adoção de uma atitude pró-ativa muito para além do momento de contacto, os veraneantes receberam palas para o automóvel, bem como cinzeiros de praia, bonés, ímanes e jogos de tabuleiro.