EcoAmbiente pretende manter posição de referência no setor
A EcoAmbiente é, desde 1995, uma empresa multisserviços na área do ambiente. Assenta a sua solidez em investimento contínuo nas mais recentes práticas tecnológicas e em profissionais motivados pelo impacto ambiental. Presta uma ampla gama de serviços em todo o território nacional, contribuindo ativamente para a implementação de uma economia circular sustentável, na promoção de comportamentos responsáveis e no incentivo diário de práticas ambientais com impacto direto na sociedade.
Diariamente conta nas suas operações com um quadro de recursos humanos e equipamentos qualificados e tecnologicamente inovadores que ajudam a manter e reforçar a sua posição de referência, num setor cada vez mais exigente, a empresa almeja assim continuar a ser um dos principais players do mercado.
Uma resposta operacional competitiva, reforça a confiança e satisfação dos seus principais clientes; os mais de 60 municípios, de norte a sul do país, e alguns clientes institucionais de referência como a REN – Redes Energéticas Nacionais, a Infraestruturas de Portugal, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Grupo Brisa, entre outros, reforçam a credibilidade empresarial da EcoAmbiente.
Para isso conta com uma vasta equipa multidisciplinar, atualmente são mais de 1300 colaboradores, que de uma forma única e autónoma contribuem para a satisfação dos clientes sejam eles públicos ou privados.
A EcoAmbiente possui uma vasta área de intervenção, onde destacamos as seguintes principais áreas: a recolha e transporte de resíduos, um serviço fundamental que assegura as perfeitas condições de higiene dos espaços urbanos e o bem-estar dos munícipes, a lavagem e manutenção dos contentores, a empresa garante deste modo um serviço premium nas condições de higienização e desinfeção dos mesmos, o aluguer operacional de viaturas, a empresa dispõe de uma frota de veículos robusta, desde viaturas de recolha de resíduos com ou sem afetação de motoristas e cantoneiros, a veículos de varredura mecânica, que se adaptam às necessidades logísticas de cada cliente, a limpeza de algumas praias do país, recorrendo a equipamentos adaptados ao areal, que assim garantem a recolha de resíduos indesejáveis, o veraneante pode assim disfrutar em pleno de um dia de praia, em família ou amigos; serviços florestais, área na qual a EcoAmbiente demonstra o seu Know-How empresarial e com recurso a tecnologia de ponta, protegem assim as nossas florestas, os “pulmões” das pequenas e grandes cidades; a conceção, construção e manutenção de espaços verdes, com equipas com uma vasta experiência, dedicam-se a cada projeto, como se fosse único, de forma a não defraudar as expetativas criadas pelo cliente.
Com uma frota de mais de 500 viaturas, a EcoAmbiente garante soluções e equipamentos tão adaptáveis quanto seguros, e oferece uma resposta personalizada e ajustada a cada realidade.
Consciente das metas europeias a cumprir até 2030, em matéria de gestão e transformação de resíduos, a Ecoambiente faz parte do consórcio de 19 empresas portuguesas que constituem a Agenda CircularTech, que tem como principal objetivo desenvolver soluções, produtos e serviços inovadores que abranjam toda a cadeia de valor dos resíduos.
Importa destacar que a EcoAmbiente estabelece parcerias com empresas tecnológicas, com quem coopera na definição de ferramentas com vista a minimizar e prevenir o impacto que os serviços que realiza têm no ambiente urbano, reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa, promovendo a utilização eficiente de recursos e a prevenção e controlo da poluição sonora.
É neste âmbito que surge a Agenda CircularTech. Esta visa contribuir para uma economia circular, na qual são compatíveis, por um lado, o ambiente e, por outro lado, o desenvolvimento social e económico. Mais especificamente, a Agenda centra-se no fecho dos ciclos de materiais, transformando os resíduos num recurso. A Agenda tem como objetivo mudar o paradigma, colocando a inteligência na cadeia de valor da gestão de resíduos, desde a eliminação até à transformação dos resíduos em recursos valiosos. Ao longo da cadeia de valor, a Agenda pretende recolher mais dados, criar conhecimento, incorporar a inteligência criada a partir desses dados em cada fase do processo, capacitar os cidadãos, desenvolver soluções que permitam a recuperação de materiais que hoje se perdem e, por fim, criar normas para os processos de gestão de resíduos que garantam um estímulo contínuo no sentido da eficiência.
A EcoAmbiente fomenta também uma sinergia contínua com os municípios e promove ações de sensibilização junto da população. Recentemente esteve no Parque Biológico e Ambiental de Azambuja, em Aveiras de Baixo, e contou com a presença de alunos, professores, num dia dedicado à sensibilização e valorização do património natural. A iniciativa incluiu trilhos interpretativos, oficinas sobre reciclagem, e sessões práticas sobre biodiversidade e sustentabilidade. Estas iniciativas são fundamentais para desenvolver uma cultura ambiental das populações e é nas camadas mais jovens que este trabalho tem um maior impacto, são mais permeáveis à informação e estão mais conscientes que uma reciclagem deficiente pode provocar impactos ambientais nefastos e com consequências irreversíveis para as gerações futuras.
Para garantir uma atuação sustentável e alinhada com os mais exigentes padrões de responsabilidade corporativa, a EcoAmbiente conta com o contributo estratégico do seu Departamento de Qualidade, Ambiente e Segurança (QAS). Este departamento assegura, de forma transversal, a monitorização contínua da atividade da empresa, de forma a promover o cumprimento rigoroso dos requisitos legais, normativos e dos compromissos voluntários assumidos.
Tendo presente uma elevada preocupação social com a preservação dos recursos do planeta e um compromisso firme com o futuro, tem vindo a desenvolver e implementar um programa ESG (Environmental, Social and Governance) contribuindo ativamente para a consolidação de uma cultura de sustentabilidade, prevenção e excelência operacional, através de um plano anual de objetivos e metas.
No presente e no futuro próximo, a EcoAmbiente pretende continuar a ser uma empresa de referência na área do ambiente, e alcançar uma posição de referência nos mercados em que atua.
Os próximos anos, vão ser ainda mais desafiantes, “o setor dos resíduos irá passar por uma profunda reestruturação com a introdução de novas fileiras, como por exemplo os Biorresíduos, e a massificação da recolha-a-porta para se implementar o sistema “Pay-As-You-Throw” (PAYT) cobrando aos produtores de resíduos, uma taxa com base na quantidade de indiferenciados que produzem, desenvolvendo assim uma política mais justa e responsável. Antecipando todo esse complexo processo, a EcoAmbiente está a fazer elevados investimentos e a preparar-se para estar à altura desses desafios”, afirma Helder Baptista, CEO da Ecoambiente.