Ecobags da SPV estão disponíveis para venda na loja do Zoo em Lisboa

Hoje, segunda-feira, assinala-se o Dia Internacional da Reciclagem e a Sociedade Ponto Verde (SPV) reforça a sua parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa: “os ecobags, os famosos sacos para reciclagem, estão pela primeira vez disponíveis para venda na loja do Zoo em Lisboa e o seu valor de aquisição reverte para o Fundo de Conservação Animal”.

Os ecobags são sobejamente conhecidos pelos seguidores da SPV, mas estavam apenas disponíveis em ações de sensibilização e passatempos. Esta iniciativa permite assim o “acesso a equipamentos para separação das embalagens de forma cómoda e conveniente, já que a presença de um ecoponto doméstico nos lares aumenta exponencialmente a participação na reciclagem”, refere a SPV em comunicado.

“O objetivo desta ação é claro: facilitar a aquisição de um equipamento para separação das embalagens a um valor acessível e ainda com o contributo para proteção da vida animal. Juntamos duas causas, a da proteção ambiental e animal. Neste Dia Internacional da Reciclagem temos de mostrar que até com pequenos gestos podemos fazer a diferença para chegar a resultados mais amplos. Ao celebrarmos 25 anos de atividade fazemos um balanço muito positivo do caminho que temos desenvolvido em Portugal e do esforço coletivo que os portugueses têm feito no sentido de proteger o ambiente e apostar num futuro mais circular”, afirma Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV.

9 milhões de toneladas de embalagens recicladas em 25 anos

Ao celebrar o Dia Internacional da Reciclagem, a SPV contabiliza já mais de 9 milhões de toneladas de embalagens enviadas para reciclagem, no ano em que celebra um quarto de século, lê-se na nota divulgada pela entidade.

Dados recentes, partilhados pela SPV, demonstram que dois terços da população considera que a reciclagem de resíduos pode ser o maior contributo para um ambiente melhor. Não é, portanto, de estranhar que, “em 2020, a recolha seletiva de embalagens em Portugal tenha aumentado 13% face a 2019, com um total de 409 mil toneladas de embalagens encaminhadas para reciclagem. O equivalente a desviarmos dos aterros, em cada hora, embalagens com o peso de 8 elefantes”, destaca.

Sabia que?

  • Em 1 minuto reciclamos embalagens equivalentes a 4240 telemóveis.
  • Em 1 hora se reciclam embalagens equivalentes ao peso de 48 girafas.
  • Em 1 dia reciclamos papel com o peso de 1700 sofás.
  • Em 1 mês reciclamos embalagens de metal que dariam para produzir 15 milhões de talheres.
  • Em 1 ano reciclamos pacotes de bebidas com o peso de 35 navios.