ECOCASA: Quercus muda hábitos e torna casas portuguesas mais sustentáveis

ECOCASA: Quercus muda hábitos e torna casas portuguesas mais sustentáveis

No mês em que se comemora mundialmente a Arquitetura, a Quercus apresenta o ECOCASA: um projeto inovador no nosso país que ajudará os portugueses a adotar hábitos de consumo sustentáveis nas suas casas.  O site www.ecocasa.pt está disponível, de forma totalmente gratuita, a partir de hoje.

“É dentro de casa que passamos a maioria do tempo. O consumo de energia dos edifícios, incluindo todo o seu ciclo de vida, representa 36 % do consumo de energia em todo o mundo – na União Europeia o valor é superior à média mundial (40 %) – e cerca de 40 % das emissões diretas e indiretas de dióxido de carbono. É o momento de fazermos a diferença e diminuirmos a pegada ecológica no planeta”, alerta Aline Guerreiro, da direção da Quercus e coordenadora do ECOCASA.

A Quercus apresentou recentemente os resultados de um inquérito – “A minha casa é fria, quente ou confortável?” –, segundo os quais apenas 1 % dos portugueses consideram viver numa casa confortável. Dos que consideram a sua casa desconfortável, cerca de 70% afirmam ser necessário um aumento significativo de energia para manter o conforto térmico.

O setor energético, com principal destaque para as opções relacionadas com a climatização, apresenta o mais elevado potencial de poupança, com base em melhorias simples, mas fundamentais: a utilização de caixilharias eficientes, a colocação de estores nos locais necessários, entre outras medidas, promovem de forma decisiva um correto isolamento das casas.

A adoção de medidas de eficiência hídrica é também essencial. A redução de caudal nas torneiras pode gerar poupanças na ordem dos 30 a 45% no consumo de água, originando também poupança de energia.

De acordo com a Diretiva (UE) 2018/844, que altera a Diretiva 2010/31/UE relativa ao desempenho energético dos edifícios, estes têm até 2021 para assegurar o uso de quantidades quase nulas de energia para climatização, assim como para o aquecimento de água. Neste contexto, o projeto pretende, além da componente de sensibilização e aconselhamento, apresentar soluções concretas e modificar comportamentos e hábitos na gestão, renovação ou aquisição de uma casa.

Simuladores de Poupança ECOCASA 

O ECOCASA, um projeto que se pretende evolutivo, apresentará em breve quatros simuladores de poupança: eficiência hídrica, eficiência energética, certificação energética de edifícios e gestão de resíduos.

– Simulador de eficiência hídrica: visa encontrar soluções para poupança de água;

– Simulador de eficiência energética: tem o objetivo de reunir hábitos de consumo e eletrodomésticos mais eficientes;

– Simulador de certificação energética de edifícios: é útil para determinar a classe energética de cada casa;

– Simulador de gestão de resíduos: serve para definir as melhores opções sobre resíduos, atingindo-se em casa o que se designa por resíduo zero.

ECOCASA responde: O ‘nutricionista’ para a sua casa

A partir de hoje, este projeto estará preparado para responder a questões sobre eficiência energética, eficiência hídrica, construção sustentável e gestão de resíduos, através do correio eletrónico ecocasa@quercus.pt ou em formulários no site.

Os portugueses terão ao seu dispor uma espécie de “nutricionista” para a sua casa, de forma totalmente gratuita, que ajudará a esclarecer todas as dúvidas e apresentará as soluções mais simples e eficientes para cada casa portuguesa.

A Quercus pretende que o projeto dê um contributo fundamental para a redução da pegada ecológica dos portugueses, sendo o ECOCASA um verdadeiro impulsionador de bons hábitos e de casas mais sustentáveis e eficientes.

Este projeto conta com o apoio de empresas do setor dos materiais de construção, com uma forte aposta na responsabilidade ambiental: Amorim Isolamentos, Gyptec Iberica, Onduline, Climalit Plus e Technal e do apoio institucional do Portal da Construção Sustentável.