Ecocentro Móvel vai percorrer o concelho da Maia

by Cristiana Macedo | 29 Março 2021 11:35

Com o objetivo de colocar à disposição da população novas formas de potenciar a recolha seletiva, contribuindo para a valorização de pequenos resíduos domésticos, a Lipor e o município da Maia, através da Maiambiente, vai avançar com a disponibilização de um Ecocentro Móvel, de forma itinerante nas ruas do concelho. Desta forma, “será possível separar resíduos como pilhas e acumuladores portáteis, tinteiros e toners, lâmpadas, resíduos de pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, embalagens contaminadas e rolhas de cortiça”, refere a Maiambiente em comunicado.

O projeto, financiado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), arranca esta segunda-feira, dia 29 de março, na envolvente à praça do Município, junto à entrada do Fórum e Estação Metro. O Ecocentro Móvel permanecerá neste local da cidade até 4 de abril. Na semana seguinte, de 5 a 11 de abril, o Ecocentro Móvel vai marcar presença em Águas Santas, na Urbanização Mafavis, Rua José Régio, junto à entrada do jardim contíguo às piscinas municipais, e na terceira semana do mês, de 12 a 18 de abril, vai estar no Castêlo da Maia, na Urbanização Real Castêlo, junto à farmácia, lê-se no comunicado.

“De 19 a 25 de abril, é a vez de Vila Nova da Telha receber o equipamento que vai estar na Urbanização Lidador, junto à Escola Básica de 1.º CEB / JI do Lidador. De 26 de abril a 2 de maio, vai poder depositar os pequenos resíduos domésticos na Urbanização dos Maninhos, Rua Fernando de Almeida, junto ao jardim”, precisa o comunicado.

Mensalmente serão disponibilizados os locais e horários de passagem do Ecocentro Móvel, os quais podem ser consultados online[1].

Esta iniciativa que procura, cada vez mais, potenciar uma economia circular, pretende, ainda, incrementar hábitos sustentáveis no quotidiano da população maiata, de uma forma acessível a todos.

A operação POSEUR-03-1911-FC-000181, tem como finalidade a recolha de resíduos domésticos e outros valorizáveis e vai ser implementado através de duas iniciativas de proximidade, nos Municípios Associados da Lipor. Serão colocados ecocentros móveis, em pontos estratégicos do concelho, e eco-módulos em habitações coletivas, permitindo dessa forma abranger o máximo de população servida por esses equipamentos, bem como, recolher o maior número de resíduos urbanos recicláveis. A operação inclui, ainda, a aquisição de uma viatura elétrica e a concretização de uma campanha de informação, divulgação e sensibilização.

Endnotes:
  1. online: http://www.maiambiente.pt.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/ecocentro-movel-vai-percorrer-o-concelho-da-maia/