Ecofloor: uma resposta à impermeabilização dos solos urbanos

Ecofloor: uma resposta à impermeabilização dos solos urbanos

O SoplacasEcofloor é um pavimento em betão poroso, 100% permeável, destinado ao revestimento das superfícies urbanas para transito pedonal e de veículos, podendo também ser utilizadas em terraços com a particularidade de tornarem todas as áreas transitáveis.

Consciente da sua responsabilidade ambiental na preservação dos recursos naturais e em particular da água, a Soplacas tem contribuído ao longo da sua história nos mercados nacional e internacional com o desenvolvimento de soluções sustentáveis como é o caso dos reservatórios STank.

Com a mesma filosofia de atuação e responsabilidade a Soplacas, lança no mercado o SoplacasEcoFloor para dar resposta à problemática da impermeabilização dos solos urbanos, uma vez que sendo um pavimento permeável contribui para a conservação das principais funções do solo.

Ao reduzir o escoamento da água à superfície, o SoplacasEcoFloor ajuda a manter a ligação entre a camada superficial do solo e as camadas mais profundas, permitindo a penetração de um maior volume de águas pluviais nos solos subjacentes e a recarga dos aquíferos, restabelecendo assim o ciclo da água.

Tratando-se de uma solução permeável, o SoplacasEcofloor permite a evaporação, contribuindo assim para o arrefecimento das zonas urbanas evitando a formação de ilhas térmicas, também o facto de poderem ser fabricados com cores claras diminuem as concentrações de calor nessas zonas, criam condições para a captação e armazenamento do carbono, reduzindo também os níveis de ruído resultante da passagem de tráfego rodoviário.

A solução SoplacasEcofloor pode contribuir para baixar os custos do tratamento de águas e reduzir os riscos de inundação hídrica.

Os pavimentos SoplacasEcoFloor, são constituídos por inertes de cor natural ou pigmentados, de textura antiderrapante, com granulometrias 3/5 e 4/8 mm e de geometria diversa com espessuras compreendidas entre os 4,5 e os 10 cm em placas ou blocos de encaixe, opções que permitem adequar o tipo de solução ao tipo de tráfego e à tipologia de solo da zona a revestir.

Além de suportarem maiores cargas de rotura, as soluções de maior espessura podem funcionar como caixas de retenção temporária das águas até à sua absorção pelo solo evitando assim a formação de poças à superfície.

Desta forma, e no contexto das metas da Estratégia Europeia 2020 e programas de desenvolvimento estratégico em particular a requalificação urbana, o SoplacasEcoFloor é sem margem de dúvida uma solução que segue a recomendação das boas práticas, preconizadas pelas políticas europeias e facilitar o atingir das metas propostas, onde se privilegiam intervenções que melhorem as condições de vida das pessoas e a proteção do ambiente.

De elevada durabilidade e eficiência, os pavimentos SoplacasEcofloor apresentam características de infiltração, resistência mecânica e desgaste bastante elevadas podendo ser utilizados nas mais diversificadas aplicações.

Este artigo foi publicado na edição 81 da Ambiente Magazine.