“Ecoinovação” é o tema da 5.ª edição do AgroIN

“Ecoinovação” é o tema da 5.ª edição do AgroIN

Categoria Advisor, Agenda

A 5.ª edição do AgroIN está marcada para dia 18 de abril, no Centro de Congressos do Estoril, e tem como tema “Eco Inovar – A sustentabilidade como oportunidade”.

Portugal é um dos países que mais aposta na agricultura de conservação na Europa. Neste contexto, as “boas práticas” continuam a lançar aos empresários agrícolas o desafio de conjugar explorações agrícolas produtivas, rentáveis e eficientes com a conservação dos recursos naturais.

A aposta na “Ecoinovação” reúne especialistas da área e empresários agrícolas na procura do caminho para a sustentabilidade com um racional económico e para a rentabilidade com uma preocupação ambiental.

Em formato de mesa redonda, empresários e gestores agrícolas vão partilhar a sua visão da gestão para a sustentabilidade. Entres eles, conta-se a presença de Namastê Messerschmidt, consultor agroflorestal brasileiro e especialista de referência em agricultura sintrópica, que estará em Portugal para falar de um sistema que pode revolucionar a forma como pensamos a floresta.

Outros oradores são Frank Verheijen, especialista em solos da Universidade de Aveiro (CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar); Nuno Oliveira, Gestor de Ecossistemas da Herdade do Esporão e Tiago Domingos, responsável pela Terraprima.

O encontro termina com a entrega dos Prémios Vida Rural 2018, distinguindo personalidades, empresas e projetos que se diferenciam no panorama dos agronegócios em Portugal, nas categorias: “Agricultor que marca”, “Empresa agrícola que marca”, “Investimento que marca”, “Organização de Produtores que marca”, “I&D que marca” e “Prémio Personalidade Armando Sevinate Pinto”.

O AgroIN – organizado pela Vida Rural do Grupo IFE (International Faculty for Executives) – reúne especialistas nacionais e internacionais para debater a sustentabilidade com um racional económico e rentabilidade e uma preocupação ambiental, apresentando dados de estudos internacionais sobre o setor.