Ecopilhas assinala em Portugal a Semana Europeia da Reciclagem de Pilhas

Ecopilhas assinala em Portugal a Semana Europeia da Reciclagem de Pilhas

A Ecopilhas, na qualidade de membro da Eucobat, Associação Europeia de entidades gestoras do fluxo de pilhas e baterias usadas, assinala em Portugal a Semana Europeia da Reciclagem de Pilhas, a decorrer entre 9 e 15 de setembro. Durante esta semana, a Ecopilhas tem como principal objectivo sensibilizar os cidadãos e as empresas para a necessidade de alterar hábitos de consumo e alertar para uma utilização racional da energia portátil.

No âmbito da semana Europeia da Reciclagem de pilhas e baterias, foi desenvolvido um filme que enaltece o trabalho feito a nível europeu pelos membros da Eucobat e a vontade destas entidades de trabalhar em conjunto, no sentido de promover atitudes ambientalmente responsáveis em relação à recolha das pilhas e baterias usadas. O filme será partilhado com todos os parceiros que participam de uma forma ativa na missão da Ecopilhas e estará disponível no site e nas redes sociais.

Eurico Cordeiro, diretor geral da Ecopilhas, refere a propósito da semana Europeia da reciclagem de pilhas e baterias que: “O recurso à energia portátil faz parte das nossas vidas e urge dar o devido encaminhamento aos milhões de pilhas e baterias usadas que todos os dias se transformam em resíduos na Europa.”

Acrescenta ainda que “ações como a semana europeia de reciclagem de pilhas são determinantes para
reforçar a necessidade da mudança de hábitos, relembrando a importância de recolher seletivamente pilhas e baterias e, naturalmente, alertar para o uso do Pilhão”.

Sempre que as pilhas e baterias chegam ao fim da sua vida útil, nos brinquedos, rádios, telecomandos,
computadores portáteis, telemóveis, lanternas ou relógios, entre outros aparelhos, devem ter um destino
adequado: a reciclagem. Há mais de 20.000 Pilhões em todo o País onde pode colocar este tipo de resíduos. Para saber exatamente onde estão os Pilhões faça o download da App Ecopilhas.