Ecopilhas desafia os portugueses a usarem a “energia até ao fim”

Ecopilhas desafia os portugueses a usarem a “energia até ao fim”

Categoria Ambiente, Resíduos

A redução do consumo é o “primeiro passo” para diminuir a pegada ecológica e contribuir para um planeta ambientalmente mais equilibrado, refere em comunicado a Ecopilhas. A entidade que tem como missão a gestão do sistema integrado exclusivamente dedicado à recolha de pilhas e baterias portáteis usadas em Portugal, alerta para a “necessidade de prevenir a produção de resíduos” desafiando cada um dos portugueses a “usar a energia das pilhas até ao fim”.

Com base nestes princípios lançou a campanha “energia até ao fim”  que conta com um spot de rádio que, através da voz da atriz Carla Chambel, de forma simples e descontraída, alerta para a importância de utilizar a energia das pilhas até ao fim, no sentido de poupar recursos e evitar o desperdício.

Para Eurico Cordeiro, “apesar do esforço dos fabricantes para reduzirem a incorporação de metais pesados na composição das pilhas e baterias, a redução do número de pilhas consumidas é um contributo importante para um ambiente mais sustentável.” O diretor-Geral da Ecopilhas sublinha para o facto de “existirem pequenos truques que nos permitem usar a energia de forma consciente. Por exemplo, quando uma pilha começa a fraquejar num aparelho pode funcionar perfeitamente noutro! Testar as pilhas antes de as colocar no Pilhão, é uma dica muito útil para o ambiente e para a nossa carteira”.

Quer seja nos brinquedos, rádios, telecomandos, computadores portáteis, telemóveis, lanternas ou relógios, as pilhas e baterias usadas devem ter um destino adequado: a reciclagem. Segundo a Ecopilhas existem mais de vinte mill pilhões em todo o país onde podem ser colocados este tipo de resíduos. Para saber exatamente onde estão os Pilhões faça o download da App Ecopilhas.