Ecovalor: Programa de boas práticas ambientais regressa às escolas

O programa de promoção de boas práticas ambientais em escolas de todo o país, que premeia quem apresenta melhor desempenho na reciclagem, – o Ecovalor – regressa para mais um ano letivo e com uma nova imagem, que destaca as pessoas que participam no projeto, desde o ensino primário até ao secundário.

“Recicla e Ganha”, “Nas escolas reciclar dá prémios”, “Com o Programa Ecovalor, reciclar é ganhar” – as mensagens do programa pretendem reforçar a sensibilização ambiental da comunidade escolar para a prática diária da reciclagem.

Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF, destaca “o contributo do programa Ecovalor, para a promoção das boas práticas ambientais e para a valorização da importância da reciclagem de resíduos, com desempenhos crescentes e significativos de ano para ano”.

O Ecovalor destina-se a todas as comunidades escolares dos 174 municípios que integram a área de intervenção das 11 concessionárias da empresa, que pretendam candidatar-se, através da Linha da Reciclagem, para o desenvolvimento de atividades de educação e sensibilização ambiental dedicadas ao tema dos resíduos urbanos.

Todas as comunidades escolares, desde alunos, professores, auxiliares e famílias, têm a oportunidade de participar em atividades que promovem as vantagens das boas práticas ambientais no âmbito da valorização dos resíduos urbanos, motivando, através do contacto direto, alterações de comportamentos que permitam melhorar o desempenho ambiental dos municípios.

No ano letivo anterior, participaram 1.029 escolas no concurso “Recicla e Ganha”, conseguindo recolher 3.520 toneladas de materiais para reciclagem: 1.876 de cartão e papel, 526 de vidro e 1.118 de plástico e metal. A EGF, através das suas 11 concessionárias, atribuiu ainda um valor global de 178.131€ em prémios no ano passado. O prémio foi utilizado em função das necessidades do estabelecimento escolar.

Este ano, o concurso “Recicla e Ganha” tem candidaturas abertas até ao dia 31 de dezembro.