EcoWheels torna deslocações dos colaboradores da Highgate mais amigas do ambiente

A EcoWheels é a mais recente iniciativa da Highgate em Portugal que visa facilitar as deslocações dos colaboradores das unidades hoteleiras. Com este movimento, a empresa de investimento imobiliário e gestão hoteleira, pretende ajudar os colaboradores a reduzir custos das suas deslocações e contribuir para minorar a utilização de transporte motorizado individual.

À Ambiente Magazine, Sérgio Leandro, Senior Vice President Operations da Highgate refere que a EcoWheels consiste num programa tripartido por três iniciativas assente na “cedência gratuita de bicicletas, incentivos à partilha automóvel e partilha de viagens via Bolt”.

Começando pela cedência de bicicletas, os colaboradores vão ter acesso ao empréstimo de uma bicicleta que pode ser utilizada nas deslocações entre casa e o hotel. Já no que diz respeito à partilha automóvel, as unidades hoteleiras Highgate em Portugal irão atribuir incentivos monetários, dependendo do número de passageiros no grupo de partilha. E, por fim, e para os casos onde não é possível a partilha, poderão ser criados grupos de partilha que recorrem ao serviço da Bolt para as deslocações entre a unidade e as suas residências: “Este serviço não tem qualquer custo para o colaborador”, refere.

A tendência tem vindo a ser de aumento generalizado de adesão

A EcoWheels é mais uma iniciativa que se enquadra não só na estratégia de sustentabilidade ambiental do Grupo bem como na visão estratégica de recursos de humanos que aposta nos colaboradores da Highgate: “As Pessoas Primeiro é o compromisso da Highgate para com os seus colaboradores e esta é uma das medidas que é implementada com o fim de promover o seu bem-estar”.

“Satisfação dos colaboradores, redução da pegada de carbono, maior consciencialização do impacto na sustentabilidade das opções tomadas” são as grandes metas da EcoWheels, que, imediatamente após o seu lançamento, registou-se uma “boa adesão em praticamente todas as nossas unidades”, sendo que a tendência tem vindo a ser de “aumento generalizado de adesão para as três vertentes da iniciativa, o que nos deixa otimistas quanto ao impacto do programa”, refere.

Questionado sobre outras iniciativas ou ações prevista no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Highgate, Sérgio Leandro refere que está a ser desenvolvido um plano transversal de ESG, que “para além de inovador no setor, vai aumentar o nosso foco em ações de relevo no âmbito do ambiente, do contributo social e comunitário”.