Já está em distribuição mais uma edição da Ambiente Magazine. O número 113 conta com uma Grande Entrevista a Ricardo Sacoto Lagoa, Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da Sociedade Ponto Verde (SPV), onde se aborda o mais recente rebranding da empresa e reposição da mesma, e ainda o papel e importância da comunicação e da sensibilização aos cidadãos com o forte compromisso da reciclagem.

Com foco nas Águas, apresentamos o trabalho “A reutilização e o reaproveitamento para incrementar a eficiência hídrica”, com o contributo das Águas do Ribatejo, da Acciona e da EPAL – entidades que exemplificam algumas das mudanças que estão a trabalhar para fazer face à pressão sobre os recursos hídricos.
Ainda neste setor pode ler o artigo “Como a Inteligência Artificial pode transformar os sistemas de informação geográfica para obter maior produtividade no setor da água”, de Ana Soares, Sector Lead Esri Portugal, e o texto “Eficiência hídrica em pó: é só juntar água” de Rui Silva Santos da RSS- Redes e Sistemas de Saneamento.
Leia também a entrevista a Carlos Rodrigues, Diretor Comercial da Aquapor, que dá conta da renovação do portfólio do grupo, e o artigo da Águas da Região de Aveiro “Um modelo pioneiro para o futuro da água em Portugal”.
Nas Águas, considere ainda os textos da Redecor, do projeto Gigantes da Água, da Indaqua, da IWT, da AGERE, da JANZ e da Molecor, a par do artigo “A racionalidade na gestão dos serviços de água”, da autoria de Carlos Rabaçal, Presidente dos SMS (Serviços Municipalizados de Setúbal).
A categoria Investigação desta vez é dedicada ao Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro, sob o tema “Ciência para um ambiente saudável, da atmosfera ao fundo do oceano”.
No setor dos Resíduos, leia a reportagem “Economia circular é criar um sistema em que todos os materiais mantenham o seu valor no ciclo produtivo”, com o contributo da Tratolixo, da Resialentejo, da Valorsul, da Câmara de Guimarães, da Nespresso e da Sonae.
Atente igualmente ao texto da Valorpneu e aos artigos de opinião “Economia circular: uma segunda vida para os resíduos”, de José Manuel Ribeiro da Lipor, e “Manifesto para a reutilização e reparação: Da lei à prática na economia circular”, de Ana Matos Almeida da Circular Economy Portugal.
Esta edição encerra com um destaque para o Orçamento de Estado 2026, com um pequeno comentário de diferentes entidades sobre o que é preciso priorizar no próximo ano: Sociedade Ponto Verde, ERP Portugal, Electrão, Centro Pinus, FENAREG, GEOTA e WWF Portugal, deixam a sua visão (que poderá ser lida na íntegra a partir da próxima semana no nosso site).








































